terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Joice Hasselmann sai da RIC-Record por denunciar governo Beto Richa

11 fev

A respeitada jornalista e blogueira paranaense, Joice Hasselmann, que participou do II Encontro de Blogueiros do Paraná #2ParanáBlogs, acabou de sair da RIC-Record.
A RIC-Record não queria que Joice criticasse ou denunciasse qualquer tipo de irregularidade do governo do Paraná, Beto Richa (PSDB).
Joice denunciou suspeitas graves de corrupção no âmbito do governo estadual.
A jornalista já havia saído da Rádio BandNews Curitiba por pressão do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Valdir Rossoni, também do PSDB.
Todo o meu apoio à Joice!
Vejam o post do Blog da Joice:
Não faço mais parte da RICTV Record. Uma águia jamais será transformada em pato
Em respeito aos meus leitores, ouvintes e telespectadores, amigos, fontes, enfim, a todos que acompanham meu trabalho, comunico, oficialmente, que não tenho mais qualquer ligação com a RICTV Record. Através de um documento, enviado por cartório (veja abaixo) comuniquei o rompimento do contrato com a emissora. Eu vou explicar um pouco do bastidor dessa história. Assim que retornei de férias, em meados de janeiro, fui chamada para uma reunião com o então presidente da RIC no Paraná, Leonardo Petrelli. Ele, com todas as letras, me disse que nesse ano “especial” a RICTV Record havia optado por um outro tipo de jornalismo, mais “tranquilo”, ou seja, menos combativo, menos investigativo e que eu, nas palavras dele, era forte demais. Claro que eu, como colunista forte e independente nunca me encaixaria nesse tipo de jornalismo. Por tais razões fui afastada do ar, mesmo com meu contrato ainda em vigência. Perguntei claramente qual foi o acordo com a tropa de choque da política nativa já denunciada por essa colunista e que frequentemente tentava me pressionar através dos gestores pelo meu trabalho não só na TV como no meu blog e questionei quais denúncias influenciaram tal decisão “editorial” e  disse ao presidente da RICTV Record algo que eu vivo diariamente e que move meu trabalho e minha postura profissional: “Eu sou águia e águia jamais será pato”.
Respeito e sempre respeitei a linha editorial de todos os veículos pelos quais passei e comandei, mas sempre defendi que “notícia é notícia”, que esquemas de corrupção, como por exemplo, são criminosos independente de qual governo ou partido protagonizem os fatos e com provas devem ser denunciados. É simples. Corrupção é corrupção independente de quem pratique, ilegalidade é ilegalidade independente da bandeira partidária. Sempre faço questão de obter o compromisso dos gestores dos grupos pelos quais passei de que esse lema será respeitado enquanto eu estiver em uma casa. Nem sempre a palavra vale quando os interesses maiores são outros além de fazer um bom jornalismo com credibilidade. Afrouxar o jornalismo num ano tão “especial”, leia-se eleitoral para mim como profissional seria vergonhoso. Não vou levar sobre mim essa vergonha.
Fico feliz, confesso um pouco orgulhosa, de durante esses quase dois anos ter trazido todas as semanas furos nas minhas colunas políticas veiculadas em todos os jornais da RICTV e em ter trazido os casos de maior repercussão que a emissora já teve envolvendo o jornalismo de verdade. Cito alguns para relembrar, como o caso do tráfico de crianças de São João do Triunfo, que rendeu uma CPI Nacional e movimentou todos os poderes. O próprio Joaquim Barbosa, presidente do STF, me recebeu para um reunião e determinou uma investigação  paralela tamanha repercussão e uma nova lei de adoção internacional está sendo estudada. Ainda a reviravolta do Caso Tayná, até hoje um mistério para a polícia, e que teve outros caminhos depois que essa colunista divulgou um laudo, que seria sigiloso de que o sêmen encontrado na menina não era de nenhum dos 4 presos acusados de estupro e homicídio.  O caso da antecipação de mortes no Hospital Evangélico em que todas as informações você acompanhou em primeira mão por essa jornalista; ou ainda a denúncia de devolução de dinheiro de assessores para vereadores, que tirou Algaci Túlio da vida pública. Fico feliz de ter trazido para o programa de entrevistas que eu comandava personagens de destaque nacional e que falaram com exclusividade comigo, como FHC, Marina Silva, Eduardo Campos, Aecio Neves, entre outros tantos e de ter comandado em 2012 o debate que rendeu a maior audiência que a RICTV Record já teve no horário quando Curitiba ficou acordada durante a madrugada para discutir a política e o futuro da cidade. Por tudo isso agradeço.
Saio de cabeça erguida, espinha ereta e coração tranquilo.
CONFIRA O DOCUMENTO:
rescisão

Um comentário:

VERDADE OU MENTIRA ??? disse...

Esta "águia" que não vira pato, nesta semana na TV Veja, junto com o Villa, Setti e Reinaldo deixaram transparecer que acreditam como em Papai Noel, nas pesquisas eleitorais, e ficaram analisando os votosda Marina na 1ª pesquisa após a morte do Eduardo. Piada, né !!!
Disseram que a Dilma ganhou 12 pontos, como se nas outras pesquisas anteriores desde as pesquisas da época de Lula, disseram alguma verdade.
Pô!! Quando vão entender que é tudo comprado e não passa de pseudo 14 ou 15 entrevistas em cada município, ou 0,001...% do eleitorado ou 1/575 de 1% que não permite dizer nada e garantir a verdade. Pareceu inocência de crianças. Esta águia/pato não percebe que meta que estipula 4,5% com margem de 2 pontos é 45% a mais (6,5%)ou quase a metade a meta !!! Estamos mal de águias !!!