quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lula quer driblar a censura dos barões da mídia à liberdade de expressão dos trabalhadores


A CUT (Central Única dos Trabalhadores) é uma das maiores centrais de trabalhadores do mundo e a maior da América Latina. Representa milhões de trabalhadores brasileiros. E completou 30 anos de existência. Um dos fundadores se tornou o melhor presidente da República e prestigiou a comemoração da data. O Jornal Nacional da TV Globo fez de conta que não viu tudo isso e não noticiou nada.

Globo: liberdade de expressão, só do patrão endinheirado. Trabalhador é censurado.

Mas essa é a história da TV Globo, e pau que nasce torto não endireita (ou melhor, continua cada vez mais torto para a extrema-direita neoliberal, no caso da Globo, que é criatura da ditadura e de golpismos como da Proconsult, edição deturpada de debates, bolinhas de papel).

Por isso, o presidente Lula disse que não quer saber de chorumelas, quer é fazer a nossa liberdade de expressão, dos trabalhadores, funcionar e crescer, se organizar melhor os milhares de pequenos meios que os trabalhadores já dispõe.

Basta lembrar que já foi bem pior. Antigamente os trabalhadores dependiam exclusivamente do boca a boca, da mobilização, e dos panfletos, e com estes poucos recursos chegamos aos avanços conquistados. Hoje temos uma avenida aberta com a internet, o movimento sindical tem seus jornais alternativos, revistas, rádios e até a TVT (TV dos Trabalhadores). Falta dar uma sacudida na organização das estruturas e nas atitudes para os muitos pequenos blogs, jornais, revistas, rádios e a TVT formarem um estrutura de comunicação grande também, para que os interesses dos trabalhadores, aposentados, pequenos produtores, jovens em busca de um mercado de trabalho mais amplo, também tenham voz e vez no noticiário.

Em tempo: a (quase) íntegra do áudio do discurso de Lula está no Instituto Lula (aqui). Em vídeo não tem... o que comprova que a organização de um sistema de comunicação precisa melhorar.

Nenhum comentário: