quinta-feira, 5 de julho de 2012

Seleção Brasileira tem dois anos para se tornar um Corinthians

Posted by on 05/07/12 • Categorized as Crônica

É um alento que o futebol brasileiro tenha obtido conquista tão importante com a campanha brilhante que fez o Corinthians na Copa Libertadores da América logo após a notícia de que quase às vésperas da Copa do Mundo de 2014 caímos para a 11ª posição no ranking da Fifa – a pior posição que já tivemos.

Confesso que não tenho credenciais ou mesmo conhecimento sobre futebol que me bastem para fazer uma análise ao menos razoável sobre qualquer jogo, quanto mais sobre um campeonato, mas, pelo pouco que entendo, acredito que seja pouco polêmico afirmar que o que o novo campeão da Libertadores fez é a receita para qualquer equipe em qualquer competição.

Antes de prosseguir, penso ser importante declarar que não apenas não sou torcedor do Corinthians como tampouco torço para qualquer time. Isso se deve à simples razão de que eu e o futebol nos divorciamos há mais de uma década, quando decidi que a relação do brasileiro com esse esporte não é saudável e, em protesto, deixei de acompanhá-lo – menos durante a Copa, claro.

Voltando ao assunto, a razão pela qual imagino – e só imagino – que o desempenho do Corinthians nessa última edição da Libertadores foi exemplar e deveria servir de modelo para o que precisa ser feito com a Seleção é a de que a equipe parece ter feito tudo o que deveria.

O Campeão da Libertadores deste ano terminou sua campanha invicto graças a um futebol convincente e eficiente, a um trabalho de equipe magnífico e, o que é melhor, sem estrelas e com muito companheirismo. Razão pela qual até os anticorintianos parecem reconhecer isso, por mais a contragosto que possa ser.

A seriedade, a maturidade, a frieza, a humildade, a técnica, a eficiência, a garra, a inteligência, o companheirismo e, por que não?, o oportunismo do futebol corintiano parecem se dever não só aos próprios jogadores mas até à própria torcida, o que explica essa que é das maiores vitórias do futebol brasileiro. E não haverá quem a conteste.

Tudo ao contrário do que acontece no futebol da Seleção Brasileira sob um técnico que só tem colhido fracassos, que arrastou o futebol do país para o baixo nível em que está, nível que o ranking da Fifa meramente confirma.

Chega a parecer que, ao manter o atual comando da Seleção, a CBF quer que o Brasil faça um papelão jogando uma Copa do Mundo em casa…

Mas deixemos isso para lá. Vamos comemorar essa que é uma vitória do futebol brasileiro em um momento em que vitórias se fazem necessárias. Até porque, por mais que digam que estou obcecado – e também para não dizerem que não falei de flores –, tive a impressão de que o PIG torceu contra o Corinthians até o último minuto.

Será?!

Do Blog da Cidadania.

Nenhum comentário: