sábado, 21 de julho de 2012

Rei da Espanha é deposto mas não decapitado, ainda

Rei Juan Carlos posa para foto durante um safári de caça a elefantes
O braço espanhol da ONG World Wildlife Funds (WWF) anunciou neste sábado que depôs o rei Juan Carlos como seu presidente honorário, um título conferido ao monarca em 1968. A ação é decorrente do flagrante de um safári realizado por Juan Carlos em abril, em Botsuana.
Segundo a organização, a caça a elefantes registrada nas fotos é incompatível com os objetivos do conservação de espécies ameaçadas de extinção. A ONG também disse, em comunicado oficial, que "embora este tipo de caça seja legal e regulamentada, tem recebido muitas manifestações de protesto dos membros afiliados e da sociedade em geral".
A votação para a retirada do título do rei foi realizada em uma assembleia extraordinária em Madrid. Foram 226 votos a favor da decisão e apenas 13 contra. Para a ação ser aprovada era preciso contabilizar os votos favoráveis de mais de dois terços dos participantes.
Na época, o safári em Botsuana revoltou os espanhóis não apenas pela caça em si, mas se tratar de uma extravagância em tempos de crise econômica no país. O Palácio Real da Espanha não quis se pronunciar sobre o anúncio da WWF.
Na prática, o que o braço espanhol da ONG decidiu foi eliminar o artigo 6 de seu estatuto, que institui a presidência honorária ao rei Juan Carlos.

Nenhum comentário: