quinta-feira, 5 de julho de 2012

Quem reclama do PIBinho pode se mudar para a Europa

Na Europa: Recessão se alastra

Londres e Roma — Todas as grandes economias europeias estão em recessão ou se encaminhando para ela, mostraram pesquisas feitas entre executivos de milhares de empresas, divulgadas ontem. Os resultados aumentaram a expectativa de que os principais bancos centrais da região irão reduzir ainda mais as taxas de juros nesta semana. Os levantamentos sugerem que a economia da Zona do Euro voltou a encolher no segundo trimestre, e que a tênue recessão da Grã-Bretanha vai entrrar no terceiro trimestre consecutivo.

Reformas
“Esperamos que o PIB decline 0,3 por cento na área do euro no segundo trimestre, e esses números estão perfeitamente consistentes com isso", disse James Nixon, economista-chefe para a Europa do banco Societé Générale.

Em visita a Roma, a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que não é possível colher os frutos das reformas econômicas em apenas alguns meses, mas que a experiência mostra que vale a pena esperar. Falando em uma conferência de imprensa ao lado do primeiro-ministro italiano, Mario Monti, Merkel afirmou que, para recuperar a economia, a Alemanha fez, no passado, reformas rígidas e impopulares como a que elevou a idade para aposentadoria. “Apenas a competitividade e a capacidade de vender produtos pode criar empregos”, disse.

Monti, que enfrenta duras críticas internas pelas medidas de austeridade que vem adotando, prometeu que o deficit público da Itália em 2012 será de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), apesar de ontem mesmo ter sido anunciado que o rombo passou de 8% no primeiro trimestre. “A Itália está fazendo de tudo para alcançar a estabilidade”, disse ele, descartando a possibilidade de o país ter que solicitar ajuda de seus sócios europeus.

Nenhum comentário: