quarta-feira, 4 de julho de 2012

AUDIÊNCIA DE FÁTIMA E AÇÕES DE X'EIKE BATISTA - ESTRELAS CADENTES




A audiência do Programa de Fátima Bernardes está em baixa, ontem foi um dia terrível para a emissora Globo, que amargou um terceiro lugar no horário em que o "Encontro com Fátima...." esteve no ar. Isso, porém, não preocupa, não tem nenhuma importância se não a de mostrar que não se fabricam mais "sucessos" e nem se empurra mais goela abaixo do telespectador os programas fracos e de conteúdo batido.
Sobre essa estrela cadente, leia + aqui:

Já a queda das ações das empresas de X'Eike Batista, isso é preocupante. Não por ele ver seu sonho de se tornar o homem mais rico do mundo adiado, ou acabado, isso também não possui qualquer importância, exceto para o próprio, de alimentar seu super-ego e sua mania de grandeza frívola.

A questão parece ser muito mais complicada. Ontem as Agências de Classificação de Risco (Moody's e Fitch) rebaixaram a OGX Petróleo, como resultado da "revelação" de que a produção de "óleo" pela empresa na região de Campos será muito menor do que inicialmente "anunciado". Em uma semana a OGX perdeu 27% de valor na bolsa. Quando a OGX cai, todas as demais empresas "X" do grupo de X'Eike também ficam ameaçadas, visto que, elas estão atreladas, fornecem, dependem dela.

Com os chineses "pulando fora" de uma parceria na área de mineração, a situação fica ainda mais sombria.

Não está ainda confirmado, mas, parece que eles, os chineses da WUHAN IRON & STEEL, desistiram de uma Joint-Venture com X'Eike para a construção de uma SIDERÚRGICA no Brasil, algo em torno de US$ 5 BILHÕES em investimentos. O negócio foi por eles classificado de "ALTO RISCO".

Ações em BOLSA caem, parcerias não são confirmadas, fortunas derretem, tudo isso é comum, acontece, e pode mudar para melhor ou pior, faz parte do mundo dos "negócios".

O Problema das empresas, e do próprio senhor X'Eike Batista, é que tudo parece estar baseado em "promessas" em perspectivas futuras, cada vez mais futuras. Não há um patrimônio consolidado de forma suficiente para dar "lastro" a tanto "investimento"-"aquisição"-"parceria". Confiabilidade é uma palavra chave nesse campo e, nesse momento, os negócios das empresas "X" dão a impressão de funcionar como aquelas "PIRÂMIDES" de investimentos, que vez por outra desabam com quem aplicou grana perdendo tudo.

Segundo o relatório de uma das empresas de Classificação de Risco: "As ações da OGX já foram penalizadas antes por PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS.

Eu não sou especialista em economia, mas, sou "especialista" em ficar escaldado com esses "COMETAS" que de uma hora para outra aparecem no "CÉU" do Brasil como se fossem ESTRELAS DE 1a. GRANDEZA.

O Risco de X'Eike Batista virar uma "estrela cadente" parece grande, e aí é que está o "X" da questão.

Nenhum comentário: