sexta-feira, 6 de julho de 2012

Àlvaro Dias: embaixador informal do Paraguai, sim; encontrar Larissa Riquelmo, não!


Dias vira embaixador informal do Paraguai.

Senador tucano do Paraná vai a Ciudad del Leste e Assunção em missão para reconstruir diálogo entre o Brasil e o país vizinho; ser de um Estado fronteiriço à terra do novo presidente Federico Franco e da estrela Larissa Riquelme é fator estratégico; o tucano saberá costurar a paz?

Leia mais sobre a repulsa de Álvaro diante da Larissa

"
Dias vira embaixador informal do Paraguai Foto: Edição/247

Senador tucano do Paraná vai a Ciudad del Leste e Assunção em missão para reconstruir diálogo entre o Brasil e o país vizinho; ser de um Estado fronteiriço à terra do novo presidente Federico Franco e da estrela Larissa Riquelme é fator estratégico; o tucano saberá costurar a paz?

05 de Julho de 2012 às 20:55

247– Entra em campo um pacificador das tumultadas relações, nos últimos tempos, entre Brasil e Paraguai. Com as pontes de diálogo rompidas desde o impechment, pelo parlamento paraguaio, do presidente Fernando Lugo – fato que a diplomacia e o governo brasileiro consideraram como uma espécie de golpe branco --, o que se tem é a colocação na geladeira, pelo Brasil, das novas autoridades paraguaias. O enviado especial à reunião do Mercosul, por exemplo, foi barrado à entrada da reunião por iniciativa do bloco Brasil, Argentina e Uruguai. A presidente Dilma ainda não autorizou o reconhecimento do novo governo. Uma espécie de limbo diplomático está criado.

Para tentar criar novas condições políticas que normalizem as relações bilaterais, o senador paranaense Álvaro Dias (PSDB) acaba de se tornar um ponto de atração do governo paraguaio. A convite do presidente Federico Franco, Dias estará em Assunção, nesta sexta-feira 6, para uma série de reuniões com o próprio Franco e representantes dos poderes Legislativo e Executivo. Além de representar um dos dois Estados brasileiros que fazem fronteira com o Paraguai – outro é o Mato Grosso do Sul --, ele tem a credencial de ser do partido que primeiro reconheceu o novo governo como legítimo. Talhado, portanto, para o papel de mediador, Dias já fez incursões pela fronteira. Mas não, não há previsão em sua agenda para um encontro diplomática com um dos maiores símbolos do Paraguai dos tempos modernos, a modelo Larissa Riquelme.

Abaixo, notícia da Agência Senado sobre a movimentação do senador Álvaro Dias em torno as relações Brasil-Paraguai:

Agência Senado - A convite do governo paraguaio, o líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), estará nesta sexta-feira (6) em Assunção, Paraguai, onde participa de uma série de reuniões com o novo presidente do país, Federico Franco, e representantes do Legislativo e do Executivo.

Alvaro Dias faz parte da Comissão Especial do Senado Brasileiro criada, durante os conflitos agrários no Paraguai, para intermediar diálogos com o Parlamento do país vizinho.

Na semana passada, o líder recebeu parlamentares paraguaios no gabinete em Brasília, e também esteve em Foz do Iguaçu e Ciudad del Leste ouvindo de lideranças apelos em defesa da soberania do Paraguai, tendo em vista decisão do Parlamento daquele país de aprovar em curto prazo o impeachment do presidente anterior, Fernando Lugo. O fato levou à suspensão do Paraguai do Mercosul.

A agenda do senador inclui encontro com o ministro de Relações Exteriores, Jose Felix Fernández Estigarribia."

Do Blog Brasil, mostra a tua cara.

Nenhum comentário: