terça-feira, 19 de junho de 2012

Julian Assange foge da Inglaterra e pede asilo ao Equador

Julian Assange foge da Inglaterra e pede asilo ao EquadorFoto: Stefan Wermuth/Reuters

Fundador do Wikileaks estava detido no Reino Unido e, após ter decretada sua extradição para a Suécia, fugiu da prisão domiciliar e se alojou na Embaixada do Equador, onde pediu asilo ao governo de Rafael Correa

19 de Junho de 2012 às 16:59

Opera Mundi - Após ter sua extradição para a Suécia determinada em última instância pela Justiça britânica, o fundador do Wikileaks, Julian Assange, fugiu de sua prisão domiciliar e se alojou na Embaixada do Equador no Reino Unido. Ele agora pede asilo político ao governo de Rafael Correa.

A informação é do chanceler do Equador, Ricardo Patiño, que informou nesta terça-feira (19/06) que o jornalista solicitou asilo político ao país. De acordo com o diplomata, o requerimento já está sendo avaliado.


Patiño disse à imprensa que Assange enviou uma carta ao presidente do país andino, Rafael Correa, na qual afirma que existe "perseguição" política contra ele.

A Corte Suprema britânica anunciou na última quinta-feira (14/06) que o recurso feito por Assange após ser condenado à extradição para a Suécia foi negado. A partir de agora não restam mais possibilidades de reversão da sentença do jornalista dentro da Justiça do Reino Unido.

.

Nenhum comentário: