domingo, 13 de maio de 2012

Ocupem (AS PORTAS) dos bancos brasileiros



Por Eliakim Araújo

Na semana que passou,  os membros do movimento dos 99%, aquele mesmo que andou ocupando Wall Street e outras cidades estadunidenses, promoveu uma big manifestação na porta da sede corporativa do Bank of America, em Charlotte, Carolina do Norte.  

O BofA é o maior banco de varejo dos EUA e um dos principais responsáveis pela desgraça que se abateu sobre o mercado de hipotecas lá pelo final de 2007.  

Até hoje, o banco abusa em seus procedimentos de retomada dos imóveis de devedores insolventes. Foi pego usando laranjas para assinar documentos exigidos pela Corte e, para se salvar de punição mais grave, teve que fazer um acordo com o governo e reembolsou milhares de proprietários lesados.  

Contra essas práticas irregulares e contra a distribuição de bonus milionários aos executivos do banco é que os manifestantes organizaram o protesto. Uma das organizadoras, Amanda Starbuck, disse com todas as letras: “o BofA é o pior entre os piores”.  

Depois de ler a notícia, fiquei me indagando:  por que o povo brasileiro, tão capaz de se reunir aos milhões para celebrar a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo, não se organiza e ocupa as portas dos bancos para exigir um atendimento mais humano e digno e a redução da cruel taxa de juros cobrada nos cartões de crédito, nos empréstimos de um modo geral e nos tais consignados que estão infernizando a vida de milhões de idosos que caem nessa arapuca?
0 comentários  

Do Blog TERRA BRASILIS.

Nenhum comentário: