terça-feira, 15 de maio de 2012

Nota da PF diz que mulher de Gurgel mente


PF nega ter pedido para procuradora arquivamento de Operação Vegas


Luciana Lima

Repórter da Agência Brasil


Brasília – A Polícia Federal (PF) informou hoje (14), por meio de nota, que não houve qualquer pedido feito à subprocuradora da República, Cláudia Sampaio, a respeito da Operação Vegas, que investigou as atividades ilegais do empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. No documento, a PF contestou as informações prestadas pela subprocuradora de que o inquérito teria sido arquivado a pedido do delegado Raul Alexandre Marque de Sousa, que conduziu as investigações.


“O delegado Raul Alexandre não pediu à subprocuradora Cláudia Sampaio, mulher do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o arquivamento ou o não envio da Operação Vegas ao STF”, diz a nota, que detalha os encontros ocorridos entre o delegado e Cláudia Sampaio.


“Ocorreram três reuniões entre o delegado Raul Alexandre Marques Sousa e a subprocuradora da República Cláudia Sampaio. As duas primeiras tiveram como objetivo a apresentação da operação policial e o encaminhamento dos autos à subprocuradora. O último encontro se deu em outubro, quando a subprocuradora informou não haver elementos suficientes para a instauração de investigação no [ Supremo Tribunal Federal] STF e que opinaria pelo retorno dos autos ao juízo de primeiro grau”.


Gurgel vem sendo questionado por ter ficado dois anos sem apresentar denúncia contra o esquema comandado por Carlinhos Cachoeira e que envolveu políticos como o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). De acordo com Polícia Federal, o inquérito foi enviado à Procuradoria-Geral da República em 2009.


“A Polícia Federal encaminhou os autos da Operação Vegas à PGR em setembro de 2009 a partir de decisão do juiz federal de Anápolis/GO para que fosse avaliado, pelo juízo competente, o conteúdo da investigação, cujos fatos se relacionavam com pessoas que possuíam prerrogativa de função”, diz a nota.


Ainda de acordo com a PF, a Operação Vegas teve início em março de 2008 por causa de um “vazamento de informações sobre a deflagração de uma operação policial e da tentativa de cooptação de um policial federal da superintendência regional em Goiás por membros de organização criminosa”.


A Operação Vegas antecedeu a Operação Monte Carlo, que resultou na prisão, em fevereiro deste ano, de Carlinhos Cachoeira, acusado de comandar um esquema de jogos ilegais e uma organização criminosa envolvendo empresários e políticos.


Na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, instalada no Congresso para investigar a ligação de políticos com o esquema de Cachoeira, há requerimentos pedindo a convocação do procurador-geral e de da subprocuradora. Os integrantes da comissão querem que Gurgel esclareça os motivos de não ter oferecido naquela ocasião denúncia sobre o caso.


De acordo com o presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), esses requerimentos serão apreciados pelo plenário da comissão na próxima reunião administrativa.

Navalha
Revelador que a nota tenha sido expedida pela própria Polícia Federal e, não, pelo Ministério a que está subordinada.
Explica-se.
O Ministro da Justiça está naquela fase do “risco-zero”.
Aquela estratégia que marcou a vida do Marco Maciel: não correr risco nenhum.
Por que ?
Porque o Zé – clique aqui para ver por que os amigos do Daniel Dantas o chamam carinhosamente de “Zé” – Cardozo está em plena campanha para ser Ministro do Supremo – o que, é obvio, deixaria o Daniel Dantas exultante.
E seria arriscado dizer que a mulher do Procurador Geral mente.
Seria arriscadíssimo entrar nessa linha de fogo de mensalão pra cá, mensalão pra lá.
Já imaginou se o Gilmar Dantas, que defende o Gurgel com unhas e dentes, dá uma de suas 783 entrevistas do mês e diz que o Zé não está qualificado para vestir a toga ?
Defender os subordinados da Polícia Federal ?
Na hora em que dois de seus homens podem ser incriminados por “prevaricação” ?
Isso é querer muito do Zé.
(Na Inglaterra se diz que “cavalheiros fazem a barba duas vezes por dia”.)
Na Inglaterra.



Clique aqui para ler “Paulo Teixeira quer que mulher de Gurgel deponha na CPI”.

Clique aqui para ler “Collor quer que Robert(o) Civita deponha na CPI (em português)”.


Paulo Henrique Amorim 

Também do Blog CONVERSA AFIADA.

Nenhum comentário: