sábado, 26 de maio de 2012

Messi supera recorde de Pelé e marca 78 gols na temporada

Com gol na vitória por 3 a 0 sobre o Athletic Bilbao, o jogador do Barça superou os 77 gols marcados por Pelé em 1958

Foto: AP Messi foi um dos destaques da vitória do Barcelona sobre o Athletic Bilbao na final da Copa do Rei
O Barcelona pode ter decepcionado na Liga dos Campeões, mas Lionel Messi continua quebrando recordes. A vítima da vez foi o brasileiro Pelé, que viu sua marca de 77 gols em uma temporada ser superada pelo argentino na vitória por 3 a 0 do Barcelona sobre o Athletic Bilbao, que valeu o título da Copa do Rei ao time catalão pela 27ª vez na história.
Messi será maior do que Pelé? Deixe seu comentário!
Em 2011/12,  o argentino Messi terminou como artilheiro do Campeonato Espanhol e Champions League (tenso sido inclusive o primeiro atleta a anotar cinco gols em uma mesma partida), com 50 e 14 gols marcados, respectivamente. Além disso, ele anotou três na Copa do Rei, outros três na Supercopa da Espanha, dois no Mundial e um na Supercopa da Europa. Pela seleção argentina, o jogador balançou a rede duas vezes nas Eliminatórias para a Copa 2014 e três em amistoso internacionais.
Ainda neste ano, o argentino, que já foi eleito três vezes melhor do mundo pela Fifa, já havia se tornado o maior artilheiro da história do Barcelona em jogos oficiais ao ultrapassar César Rodríguez, que atuou pelo clube entre os anos 40 e 50, e marcou 232 gols pelo time. Antes de bater o recorde mundial de Pelé, Messi também havia deixado para trás o alemão Gerd Müller como maior artilheiro do futebol europeu em uma única temporada e empatou com o brasileiro Mazolla como maior marcador em uma única edição da Liga dos Campeões.

Foto: EFE Messi celebra seu gol, o 2º do Barcelona no confronto e 78º do argentino na temporada
Messi havia igualado a marca do "Rei do futebol" na penúltima rodada do Campeonato Espanhol, na goleada de 4 a 1 sobre o Málaga, mas acabou passando em branco no último jogo do torneio, contra o Betis, e adiou a quebra da marca.

O JOGO: No adeus de Guardiola, Barça goleia Bilbao e conquista a Copa do Rei
Assim, o feito ficou para a despedida do técnico Josep Guardiola que fez, na final da Copa do Rei, seu último jogo oficial como técnico do Barça. A partir de agora quem assume o comando time é Tito Vilanova, assistente de Guardiola durante as cinco temporadas em que esteve à frente do time catalão.
A Copa do Rei, inclusive, foi o 18º título de Guardiola no comando do time azul-grená. Ele ainda ganhou duas Ligas dos Campeões (2008/09 e 2010/11), três Campeonatos Espanhóis (2008/09, 2009/10 e 2010/11), mais uma Copa do Rei (2008/09), três Supercopas da Espanha (2009, 2010 e 2011), duas Supercopas da Europa (2009 e 2011) e dois Mundiais (2009 e 2011), entre outros. Veja abaixo outros feitos que têm a assinatura de Messi:
- 1º atleta de futebol masculino a ser eleito o melhor do mundo por três vezes seguidas pela Fifa - 2009, 2010 e 2011). Ele se igualou também a Ronaldo e Zidane como únicos tricampeões do prêmio (LEIA MAIS)
- Aos 24 anos de idade, Messi se transformou no atleta mais jovem a alcançar a marca dos 50 gols na Liga dos Campeões. O feito aconteceu contra o Milan, nas quartas de final da edição deste ano.
- Com 26 gols, é o maior artilheiro da história em fase de mata-mata da Liga dos Campeões.
- Tornou-se o jogador mais jovem do Barcelona a atingir 200 jogos pelo Campeonato Espanhol, também com 24 anos. O detentor do recorde anterior era o meio-campista Xavi, que chegou à marca com 25 anos de idade.
- Com os 50 gols anotados no Campeonato Espanhol, Messi tornou-se o maior artilheiro em uma única edição do torneio, superando os 40 gols que Cristiano Ronaldo fez na temporada passada.
Torcedores catalães fazem farra antes do início da final da Copa do Rei. Foto: AP
1/18. Messi é o primeiro jogador visitante a marcar gols em quatro jogos consecutivos em partidas disputadas no Santiago Bernabéu, estádio do arquirrival Real Madrid. Tornou-se o maior artilheiro da história do Barcelona em jogos oficiais, ultrapassando César Rodríguez, que tinha 232 gols (LEIA MAIS)- Primeiro jogador a marcar cinco gols em um único jogo na Liga dos Campeões. Foi nas oitavas de final da edição deste ano, contra o Bayer Leverkusen (LEIA MAIS)- Messi é o único jogador que já marcou quatro gols ou mais em mais de um jogo na Champions.- Com os três "hat-tricks" desta temporada, o argentino se igualou ao inglês Michael Owen e ao italiano Inzaghi como únicos jogadores a alcançarem o feito em uma única edição da Liga dos Campeões.- Se igualou a Mazolla como maior artilheiro de uma única edição da Champions, com 14 gols. O brasileiro anotou os tentos na temporada 1962/63, defendendo as cores do Milan. (LEIA MAIS)- Messi é o primeiro jogador a ser artilheiro do torneio por quatro vezes consecutivas.
 
Do Portal do IG.COM.BR

Nenhum comentário: