quarta-feira, 9 de maio de 2012

Globo ama a Veja: o pacto mafioso

Altamiro Borges, Blog do Miro
“O editorial do jornal O Globo desta terça-feira (8) confirma que os barões da mídia fizeram um pacto, não explícito, em defesa da revista Veja. Como já ensinou o intelectual italiano Antonio Gramsci, apesar da cruel concorrência no mercado, o capital se “funde como aço” quando os seus interesses políticos e ideológicos estão em jogo. O conluio da máfia midiática confirma esta tese.

No editorial intitulado “Roberto Civita não é Rupert Murdoch”, a famiglia Marinho, dona das Organizações Globo, faz juras de amor ao grupo rival. Para este império midiático, a revista Veja é alvo de “blogs e veículos de imprensa chapa branca que atuam como linha auxiliar de setores radicais do PT”. O Globo ama a Veja e detesta a blogosfera. Mais um ponto para a blogosfera!

Comparação injusta 
Na avaliação do jornal, o veículo rival é atacado “na esteira do escândalo Cachoeira/Demóstenes/Delta”, mas ela é inocente. Os “fragmentos de grampos legais da Polícia Federal” – verdadeiros petardos, como provou a reportagem da TV Record –, não desabonariam a revista. Ela seria alvo de uma manobra infernal das esquerdas contra a “liberdade de expressão”.
O Globo garante que comparar Roberto Civita, o capo da revista Veja, com Rupert Murdoch, o mafioso midiático que está sendo investigado pelo parlamento britânico, “é um toso exercício de má-fé”. Só se for pelo tamanho do império. Neste caso, seria mais justo comparar o conglomerado da famiglia Marinho com o de Murdoch. O decadente Grupo Abril, de fato, não chega aos pés da News Corp!

Medo de queimar a língua 
Apesar das juras de amor, o jornal O Globo parece temer o pior. Tanto que o editorial afirma, com certa cautela, que “até aqui, nenhuma das gravações divulgadas indica que o diretor de ‘Veja’ estivesse a serviço do bicheiro, como afirmam os blogs, ou com ele trocasse favores espúrios”. Ele teme queimar a língua. "Até aqui"! O que será que uma boa investigação da CPI não pode comprovar?”

Nenhum comentário: