sábado, 19 de maio de 2012

Garganta-profunda à solta no Vaticano e Santa Sé quer instauração de processos criminais

 
Papa e secretário vítimas de cartas furtadas e publicadas
 
A assessoria de imprensa da Santa Sé acaba de anunciar que acionará a Justiça para processar criminalmente, por furto, receptação e divulgação de documentos reservados, o jornalista Gianluigi Nuzzi, autor do livro intitulado “Sua Santidade”.
 
Nesse livro, –que é um lançamento da editora Chiarelettere–, estão publicados documentos classificados como sigilosos pela Santa Sé e, também, cartas recebidas pelo papa Bento XVI e o seu jovem secretário particular e grande tenista, monsenhor Georg Gaenswein.
 
Diante de recentes fugas de notícias, — incluída a informação de um alto prelado de que Ratzinger seria em breve assassinado–, o papa resolveu constituir uma comissão de investigação e designou o cardeal Julian Herranz para a sua presidência.
 
Essa Comissão dirigida por Herranz, pelo que se verifica dos documentos e cartas publicadas no livro de Gianluigi Nuzzi, está longe de descobrir o “Deep Troat” do Vaticano, ou seja, o “Garganta Profunda” que, na década de 1970, repassava inforções da Casa Branca, no caso Watergate. Também não inibiu as fugas de noticiais que circulam, secretamente, pelos gabinetes vaticanos. 
 
Uma das cartas do livro diz respeito ao chamado “escândalo Buffo”, diretor da publicação denominada Avvenir, pertencente à Confederação dos Bispos de Roma.
 
Dino Boffo, jornalista e católico, era o diretor-responsável do diário Avvenire. Uma carta, vazada do Vaticano e publicada no jornal do então premier Berlusconi (à época sob ataque do Avvenire por suas orgias), apontava Boffo como homossexual envolvido com um homem casado e com protestos da esposa.
 
O Il Giornale, –do irmão-laranja de Berlusconi–, quis mostrar, com a publicação do “escândalo Boffo”, que a Igreja, pelo diretor do Avvenire, também tinha “teto de vidro” com relação a escândalos sexuais.
 
Boffo afirmou que se tratava de fato falso, demitiu-se da direção do Avvenire. A Conferência dos Bispos, pelo cardeal Bagnasco, aceitou a demissão com nota de confiar em Boffo e de sentir muito essa sua decisão pessoal e irrevogável  de deixar a direção do Avvenire.
 
O livro “Sua Santidade” já é um recordista de vendas e estão sendo preparadas edições em várias línguas.
 
A Santa Sé e o papa Ratzinger imaginavam um período de tranquilidade na mídia. Isso depois da exumação e remoção, da Basílica de  Santo Apolinário, do corpo de um dos “capi” da organização criminosa romana denominada Banda da Magliana ( a imprensa brasileira, erradamente, noticiou que se tratava de um mafioso).
 
O papa Ratzinger e a Santa Sé não esperavam o livro de Gianluigi Nuzzi, anunciado, com destaque especial, pelo jornal Corriere della Sera. Assim, a Santa Sé se viu obrigada, pela assessoria de imprensa, a contra-atacar e a  falar de furtos de documentos, receptações e quejandos.
 
Pano rápido. Que o Senhor se apiede de certas almas. E também das nossas, caro leitor.
 
–Wálter Fanganiello Maierovitch–   

Do Portal do TERRA.COM.BR

Nenhum comentário: