quinta-feira, 17 de maio de 2012

Estudante é condenada por ofensa a nordestinos


A estudante Mayara Penteado Petruso foi condenada a 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo.
A ofensa, cometida contra os nordestinos, ocorreu pela rede de microblogs Twitter no dia 31 de outubro de 2010, logo após a vitória eleitoral da petista Dilma Rousseff sobre o tucano José Serra.
"Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!", escreveu a estudante em sua página na rede social.
A pena contra ela foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa. A decisão foi tomada pela juíza da 9ª Vara Federal Criminal em São Paulo, Mônica Aparecida Bonavina Camargo.
Em sua defesa, Mayara admitiu a publicação da mensagem e disse que foi motivada pelo resultado das eleições presidenciais.
Ela afirmou que não tinha a intenção de ofender, que não é preconceituosa e que não esperava tamanha repercussão. De acordo com o processo, Mayara disse estar envergonhada e arrependida.
Estudante de Direito, Mayara perdeu o emprego em um escritório de advocacia após o episódio. Ela também teve que mudar de cidade e abandonar a faculdade.
"O que se pode perceber é que a acusada não tinha previsão quanto à repercussão que sua mensagem poderia ter. Todavia, tal fato não exclui o dolo", afirma a juíza na decisão.
A juíza estabeleceu a pena abaixo do mínimo legal já que Mayara sofreu consequências com a infração. "Foram situações extremamente difíceis e graves para uma jovem", diz Bonavina Camargo.

3 comentários:

Pé de Chumbo disse...

Ai assim acho que foi pouco. Por ser a moça estudante de DIREITO, deveria saber as consequencias do que escreve...

Anônimo disse...

Caro amigo Carlos Cassaro,
Concordo com você, mas acredito que o MP vai recorrer e até decisão final pelo TJ ela ainda vai sofre muito pelas consequências de seus atos, ainda mais tratando-se de uma estudante de direito.
Quem sabe ao conseguir a Carteira da OAB venha advogar para Diogo Maindardi, jornalistas da veja, Boris, etc...

Pé de Chumbo disse...

Na boa, meu amigo Saraiva:
-MP recorrerá só quando o Coringão vencer a Libertadores...

(Ou quando vc vender a lancha pelo preço que vc quer, hihihih...)