quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dilma instala Comissão da Verdade, com Lula presente, se emociona e chora, sendo aplaudida de pé ( Não deixem de ver o vídeo )

Dilma instala Comissão da Verdade, com Lula presente


A presidenta Dilma deu posse aos integrantes da Comissão da Verdade, que terá prazo de dois anos para apurar violações aos direitos humanos ocorridas no período entre 1946 e 1988.
Todos os ex-presidentes foram convidados e compareceram. O presidente Lula também compareceu, já que foi ele quem idealizou e encaminhou ao Congresso. A presidenta, em seu discurso, lembrou também dos passos que cada ex-presidente deu para a redemocratização, abertura de arquivos, e apuração da história.
No discurso, a presidenta Dilma deu o tom do que será o trabalho da Comissão, refutando o revanchismo e o ódio, com que alguns setores tratam este trabalho:
“O Brasil merece a verdade, as novas gerações merecem a verdade e, sobretudo, merecem a verdade factual aqueles que perderam amigos e parentes e que continuam sofrendo como se eles morressem de novo e sempre a cada dia. É como se disséssemos que, se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulo, se existem túmulos sem corpos, nunca, nunca mesmo, pode existir uma história sem voz. E quem dá voz à história são os homens e as mulheres livres que não têm medo de escrevê-la.
(...)
Ao instalar a Comissão da Verdade não nos move o revanchismo, o ódio ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu, mas nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagens, sem vetos e sem proibições”.
O vídeo com a íntegra do discurso histórico está abaixo:
 
 

Nenhum comentário: