quinta-feira, 3 de maio de 2012

A agenda da CPMI Cachoeira

CPI do Cachoeira deixa o anzol fisgando a revista Veja, mas ainda dá linha até junho


A CPI do Cachoeira teve reunião nesta quarta-feira, quando aprovou o plano de trabalho do relator deputado Odair Cunha (PT/MG) e aprovou também os requerimentos para ouvir os policiais federais e procuradores que investigaram as Operações Vegas e Monte Carlo, para ouvir o bicheiro Carlinhos Cachoeira, o "personal araponga" de Gilmar Mendes, Jairo Martins, o ex-sargento Dadá, o ex-diretor da Delta Construções Cláudio Abreu, e outros membros da organização Cachoeira menos famosos, como Jose Olímpio de Queiroga, Gleib Ferreira da Cruz, Geovani Pereira da Silva, Vladimir Garcez e Lenine de Sousa. O último a depor no mês será o senador Demóstenes Torres.
Há quem reclame da falta do chefe da sucursal da revista Veja, Policarpo Junior, e do dono da editora, Roberto Civita neste primeiro lote. Mas acho que a estratégia até aqui está certa, pelos motivos:
- Só agora os parlamentares terão acesso aos 200 telefonemas de Policarpo com Cachoeira, e é importante analisar esse material antes de ouvir blá-blá-blá.
- Se os parlamentares fizerem as perguntas certas para Cachoeira, Jairo Martins, Dadá e Cláudio Abreu e outros que falaram com Policarpo e citaram esquemas com a revista Veja, podem arrancar mais coisas que esclareçam a relação com a revista, do que o próprio jornalista neste momento inicial.
Além disso estas perguntas e respostas colocarão a revista obrigatoriamente na pauta do PIG. Os veículos da velha imprensa que deixarem de noticiar perguntas e respostas importantes que aparecem na TV Câmara, sairão desmoralizados, principalmente com a blogosfera fazendo a cobertura paralela, mais rápida e online.
Para a gente, blogueiros sujos, nada melhor do que convocar Policarpo e Civita, quando o escândalo Veja-Cachoeira estiver bombando em grande escala.
Se fosse chamado agora, Policarpo nada falaria de importante, alegando sigilo da fonte, e também ficará em silêncio sobre qualquer coisa que possa incriminá-lo. Mas se for chamado depois, e os parlamentares conseguirem recolher antes evidências fortes contra ele, retiradas do inquérito e do depoimento dos outros, ele pode até sentir necessidade de falar para se defender.
O mesmo vale para os grãos-tucanos como os governadores Marconi Perillo (GO) e Siqueira Campos (TO).
No caso do Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, também seria improdutivo ouvir de novo o que ele já disse, inclusive em nota oficial. Alegou que não havia material suficiente contra Demóstenes naquela Operação. Assim, cabe aos membros da CPI ler o conteúdo da Operação Vegas e, se encontrar elementos suficientes que exigiam do Procurador outra atitude, Gurgel terá que ser afastado do cargo, e sair da condição de investigador para investigado.
Eis a agenda de depoimentos na CPI de Cachoeira:
8 de maio – delegado da Polícia Federal (PF) Raul Alexandre Marques Souza, responsável pela Operação Vegas;
10 de maio – delegado da PF Mateus Rodrigues e procuradores (do Ministério Público) Daniel Salgado e Lea Batista de Oliveira, responsáveis pela Operação Monte Carlo;
15 de maio – Carlos Augusto de Almeida Ramos (Carlinhos Cachoeira);
22 de maio – Jose Olímpio de Queiroga, Gleib Ferreira da Cruz, Geovani Pereira da Silva, Vladimir Garcez e Lenine de Sousa, segundo o relator “conhecidos integrantes da organização criminosa” de Cachoeira;
24 de maio – Idalberto Matias e Jairo Martins – considerados “espiões” do esquema de Cachoeira;
29 de maio – Cláudio Abreu, ex-diretor da Construtora Delta no Centro Oeste, envolvido no esquema de Cachoeira, segundo a PF;
31 de maio – senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), flagrado em conversas telefônicas com Cachoeira e seus auxiliares.
Os delegados e procuradores deverão falar em sessão fechada, para poderem falar sobre assuntos cobertos por sigilo.
ZéAugusto
No Amigos do Presidente Lula

Nenhum comentário: