quinta-feira, 26 de abril de 2012

A primeira derrota do senador Cachoeira: Supremo decide a favor de sistema de cotas raciais em universidade

Supremo decide a favor de sistema de cotas raciais em universidade       
           
São Paulo – O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a adoção de cotas raciais na Universidade de Brasília (UnB) já tem sete votos pela constitucionalidade do sistema, derrubando a ação proposta pelo DEM. Até agora, acompanharam o relator, Ricardo Lewandowski, os ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Cezar Peluso e Gilmar Mendes, este último com ressalvas. Agora vota o ministro Marco Aurélio Mello.
A ação do DEM contestava o sistema adotado naquela universidade. A advogada do partido no processo, Roberta Kaufmann, disse que isso pode criar um“Estado racializado” no país. “A imposição de um modelo de Estado racializado traz consequências perversas para a formação da identidade de uma nação. Criam-se identidades paralelas, bipolares, e não um sentimento de cultura nacional.”
Em seu voto, Lewandowski afirmou que “as políticas de ação afirmativa adotadas pela UnB estabelecem um ambiente acadêmico plural e diversificado e têm o objetivo de superar distorções sociais historicamente consolidadas”. Ele também considerou “eficazes e compatíveis” com o princípio da dignidade humana os métodos de seleção usados pela universidade.
O ministro Luiz Fux chegou a declamar o poema "Raça Negra", de Graça Nunes.
0 comentários  

Do Blog O TERROR DO NORDESTE.

Nenhum comentário: