segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mar de lama de Cachoeira pode ofuscar Mensalão


Extensão da Operação Monte Carlo ameaça julgamento rápido do maior escândalo do governo Lula; os dois casos estão nas mãos do ministro Ricardo Lewandowski; um lado, já vê sinais de conspiração; o outro, fará de tudo para postergar o processo
Brasil 247
O julgamento do século no Brasil, que poderia ocorrer em maio deste ano, corre o risco de ser adiado. Trata-se do processo do Mensalão, que será relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, o mesmo que ficou também encarregado de conduzir a investigação criminal contra o senador Demóstenes Torres (DEM/GO), que, aparentemente agia como sócio e lobista do bicheiro Carlos Cachoeira. Há ministros do STF, que defendem o julgamento rápido do caso. É o caso, por exemplo, de Joaquim Barbosa e Marco Aurélio Mello. Outros, como Lewandowski e Carmen Lúcia, têm sinalizado que seria melhor que isso ocorresse depois das eleições municipais deste ano, para que um julgamento técnico não se transforme em julgamento político.
Em resumo, o escândalo decorreu de três reportagens. A primeira, de Policarpo Júnior, em Veja, foi o filme de Maurício Marinho recebendo uma propina de R$ 5 mil nos Correios, uma estatal que, à época, era comandada pelo PTB de Roberto Jefferson. Em seguida, Jefferson, sentindo-se traído pelo PT, concedeu duas entrevistas à jornalistas Renata Lo Prete. Na primeira, disse que havia o Mensalão -- um esquema de compra de apoio parlamentar. Na segunda, afirmou que este esquema era operado pelo publicitário Marcos Valério de Souza. A terceira reportagem da série, assinada por Leonardo Attuch, responsável pelo 247, na Istoé Dinheiro, foi a entrevista com Fernanda Karina, secretária de Valério, que deu consistência e credibilidade às denúncias de Jefferson, na condição de testemunha.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: