quarta-feira, 25 de abril de 2012

Haddad crê em 2ª turno com Serra e diz que Dilma o inspira


MARINA NOVAES
VAGNER MAGALHÃES

Primeiro entrevistado da série de sabatinas promovidas pelo Terra e pelo SBT sobre a corrida eleitoral, o ex-ministro da Educação e pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira acreditar que enfrentará o adversário do PSDB, o ex-governador paulista José Serra, no segundo turno das eleições municipais.
"Eu acho que vou enfrentar o José Serra, em virtude dele ter disputado as últimas quatro eleições. Ele deverá estar no segundo turno", afirmou, ao ser questionado sobre sua aposta para a próxima etapa da disputa, caso avance nas urnas. Durante uma hora de entrevista, Haddad deixou claro que sua estratégia de campanha será o ataque à gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e, consequentemente, à gestão de Serra na prefeitura. O petista também reforçou em vários momentos que o tucano deixou a prefeitura para concorrer ao governo do Estado, em 2006.
"Eu penso que ele representa a gestão atual, teve a oportunidade e não quis exercer seu mandato. Nós olhamos para São Paulo de uma maneira diferente, nós achamos que São Paulo precisa de um prefeito 24 horas por dia", completou o petista. Entre os principais problemas da capital paulista, Haddad destacou a falta de moradias, o caos do transporte público e a deficiência "crônica" na área da saúde pública.
Em um esforço de demonstrar sintonia com a ex-prefeita e senadora Marta Suplicy, o petista lembrou os investimentos feitos por ela para a construção de corredores de ônibus e para combater inundações na cidade. "Em quatro anos, nós entregamos oito piscinões. Em oito anos, (a dupla) Serra e Kassab entregaram dois", alfinetou.
Aliança com Dilma

Haddad também lembrou o trabalho desenvolvido por ele no Ministério da Educação durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu padrinho político e principal cabo eleitoral, e no início do governo da presidente Dilma Rousseff, e se defendeu das críticas ao ser questionado sobre os problemas envolvendo o vazamento de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
"É uma injustiça atribuir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, a responsabilidade por ter sido vítima de um crime", rebateu. Ele também negou ser inexperiente para administrar a prefeitura da capital paulista, embora nunca tenha disputado uma eleição. "Eu liderei um ministério que tem um orçamento que é o dobro do de São Paulo. Eu diria que a pressão era até maior", disse.
Por fim, ao ser questionado sobre o papel que a presidente terá sobre sua campanha e sobre como vê a evolução que Dilma teve em sua campanha à Presidência em 2010, quando também era desconhecida do eleitorado, Haddad afirmou que se sente "inspirado" por sua trajetória. "A presidenta Dilma me inspira muito", afirmou.
Estreia

O jornalista Carlos Nascimento, do SBT, afirmou que o formato do programa - que durou cerca de 1 hora - ajudou para que fosse possível abordar os principais temas da cidade e difundir os tópicos do debate que estarão na pauta deste pleito. "Foi o primeiro programa e avalio que apertamos pouco o candidato. Mas os temas principais da cidade foram abordados de maneira bastante civilizada", disse.
O diretor de jornalismo do SBT, Marcelo Parada, disse que abrir debate quase meio ano antes da eleição fará com que os problemas efetivos da cidade sejam debatidos da forma mais ampla possível. "É preciso menos blablabá na discussão dos problemas da cidade, que atingem diretamente a população, que quer soluções", disse.
A apresentadora do Terra, Maria Lins, afirmou que esse tipo de entrevista faz com que o eleitor tenha mais chances de votar bem. "A eleição para prefeito é a mais importante, porque é ele quem trata diretamente da cidade. É muito importante que as pessoas estejam bem informadas, para que o voto seja de melhor qualidade", disse.
Vídeos disponíveis AQUI

Share/Bookmark

Leia mais em: O Esquerdopata
Under Creative Commons License: Attribution

Do Blog O Esquerdopata.

Nenhum comentário: