sábado, 28 de abril de 2012

Eu penso, tu pensas e eles pensam que pensam.

Eu penso, tu pensas
e eles pensam que pensam.
Meu primeiro emprego, com carteira assinada, foi num jornal de Curitiba. Eu era desenhista. Muita empolgação, novos conhecidos e conhecimentos, e uma grande descoberta: O jornal apoiava descaradamente um dos candidatos a governador (os outros dois jornais da cidade faziam o mesmo com seus candidatos).
 Por acaso o meu candidato era o mesmo do jornal mas o jornalismo não era o que eu imaginava. O jornal era basicamente o comitê do seu político.
 
Imagem Activa
Saí e fui trabalhar na fase pioneira da TV Paranaense. Em seguida entrei para o mundo da propaganda. Eu, o Miran e o Nilson Machado, montamos o Grifo, estúdio de arte lendário na cidade. Isso no mesmo ano que o golpe militar aconteceu. No início (muito puro e burro) até achava que a “revolução” seria uma boa.
 Durou pouco o encanto: o regime militar era pior do que o comunismo que eles diziam combater. Mas os grandes veículos de comunicação se babavam de satisfação e eu comecei a pensar e repensar.
Nesta época surgiu o Pasquim, um jornalzinho criado e tocado por grandes e corajosos humoristas. Quem viveu esse tempo sabe o que tudo isso representava.

Nos bons tempos do Pasquim, os detritos sólidos
que boiavam na praia de Ipanema eram ali chamados de
 “Roberto Marinho”.

Eu acordava cedo para comprar e ler o Pasquim. Tudo que eu pensava eu encontrava no Pasquim. Um dia me deu um “Ops!” Estava chovendo no molhado, estava me repetindo e senti que precisava saber mais do que sempre o mesmo.
 Surgiu a revista Veja. Suas matérias não tinham o tom debochado do Pasquim, é claro, mas tinham uma certa ironia nos textos. Acho que era nos tempos do Mino Carta. Colecionei a Veja durante muitos anos. Até que senti uma certa e bem camuflada sintonia da revista com os interesses internacionais e dos ditadores. Doei minha coleção para uma penitenciária e fiquei órfão de pai e mãe em informação.
 Os anos foram passando. Senti muita pena do Lula quando assisti o que a Globo fez com ele e pró Collor. Votei no Lula. E na primeira eleição do FHC votei no tucano, apesar de achá-lo apenas um Mauricinho coroa e vaidoso (o menos pior). Isso porque não conseguia acreditar que um torneiro mecânico pudesse governar e construir o Brasil dos meus sonhos.
A decepção com o FHC foi maior do que eu esperava. Na eleição seguinte votei no Lula. Ele perdeu. Finalmente, na quarta tentativa ele venceu! Fiquei feliz. O cara mostrou ser superior a todos os demais “profissionais” do ramo, mas eu continuei mantendo uma certa desconfiança. Sua sucessora está sendo outra surpresa feliz e espero não estar enganado.
Aquela primeira trapaça da Globo me deixou com uma pulga atrás da orelha. Fez com visse que outros veículos dançavam todos a mesma música e fiquei ainda mais alerta. Não era difícil. Seus redatores eram tão medíocres (e continuam sendo) que só conseguiam enganar uns 5% dos brasileiros.
“Guerra é uma coisa muito séria
para ser comandada por militares.”
Winston Churchill

“Imprensa é uma coisa muito séria
para ser comandada por empresários.”
Z.J.O.

Imagem Activa
 
Imagem Activa
Tão alienados que malharam o Lula por 8 anos e o cara terminou seu segundo mandato com 85% de aprovação. Isso não é uma opinião, é a constatação de um fato. Ou não?
Tenho que admitir que essa mídia foi muito prejudicada pela falta de um líder político com mais qualidades para expor. Tiveram que ficar defendendo o indefensável (aquela da bolinha de papel foi a gota d’água).
É uma pena que nós dois e os 190.000.000 de brasileiros não tenhamos o apoio de uma mídia de massa confiável, responsável, imparcial, inteligente, honesta, competente e comprometida com o bem do Brasil.  
Paralelamente surgiu a internet e com ela uma série de sites independentes, com um grande leque de opiniões, análises, previsões, informações etc. A opinião pública foi ficando cada vez mais distante da opinião publicada pelas grandes empresas de mídia.
Como você deve ter observado, mudei diversas vezes de opinião e continuarei aberto para mudanças. Afinal eu tenho que aproveitar o dom de pensar, analisar e optar, que tenho. Não sou um robozinho para ser programado por essa midiazinha.
Faça o mesmo. Não caia na conversa nem deste blog!

Do Blog Sr.Com

Nenhum comentário: