sábado, 21 de abril de 2012

Dilma admite que juros, câmbio e impostos são amarras e propõe educação de qualidade como saída para o país


Em entrevista após formatura de diplomatas do Instituto Rio Branco, a presidenta disse que país precisa atingir patamar internacional de juros
Redação, Rede Brasil Atual
A presidenta Dilma Roussef disse hoje (20) que o Brasil tem de equacionar três amarras e construir o chamado quarto caminho. "As três amarras são: taxa de juro, taxa de câmbio e impostos altos. E o caminho é a educação de qualidade", disse, em seu discurso na cerimônia de formatura da Turma de 2010-2012 do Instituto Rio Branco, no Palácio Itamaraty. Aos diplomatas formandos, afirmou: "Ao mesmo tempo que combatemos a miséria, temos de ser capazes de responder aos desafios do século 21: ciência, tecnologia e inovação".

Em entrevista coletiva após a cerimônia, a presidenta disse que o país tem de buscar um patamar de juros similar ao praticado internacionalmente. Para ela, não há argumentos técnicos para justificar spreads bancários (diferença entre os juros pagos pelos bancos às aplicações de seus clientes e aqueles cobrados quando empresta valores aos mesmos) tão altos.  

Para Dilma, reduzir o spread fará parte de um processo de amadurecimento que vai levar o país, progressivamente, a ter juros mais condizentes com a realidade. "Não somos um país qualquer. Somos reconhecidamente um país com uma situação econômica de estabilidade, de respeito. Temos absoluto respeito aos nossos princípios macroeconômicos, de controle de inflação, de robustez fiscal, da relação dívida com o Produto Interno Bruto (PIB). Temos uma situação muito especial em relação às economias emergentes. Estamos caminhando para taxas maiores de crescimento", disse Dilma.”
Foto:Antônio Cruz/ABr
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: