terça-feira, 27 de março de 2012

Vai dar no Jornal Nacional? Estrangeiros veem Brasil mais influente e entre os melhores para investir


Redação, Rede Brasil Atual
“O atual ambiente político do Brasil é encorajador para investimentos, segundo levantamento divulgado hoje (27) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 28% dos entrevistados em câmaras de comércio, embaixadas, empresas com controle estrangeiro e organizações internacionais opinaram que esta é uma influência muito positiva, e 51% disseram se tratar de uma influência ligeiramente positiva.
Entre 176 entidades consultadas, 38% opinaram que o Brasil estará entre os três primeiros colocados no ranking de Investimento Estrangeiro Direto (IED) este ano, e 36% veem o país entre os cinco mais bem posicionados. O patamar de 51 pontos em um total de 100 é o mais alto do levantamento realizado a cada três meses pelo Ipea, e fica oito pontos acima do patamar registrado em agosto passado. A opinião sobre a qualidade da infraestrutura também cresceu, atingindo o segundo valor mais alto desde o início da pesquisa, em 2010. 
A expectativa quanto ao crescimento econômico, porém, mostra certa reticência entre os entrevistados. 62% opinam que a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em doze meses ficará entre 1,6% e 3,5%, e um terço das entidades estima um nível mais alto. Há consenso, por outro lado, de que o pior do efeito da crise financeira internacional sobre o Brasil já passou, com expectativa de melhoria no acesso aos bens de consumo (35 pontos, contra -7 na sondagem anterior) e das condições de crédito (14 pontos).
A pesquisa expôs ainda a visão de que o Brasil ampliou sua influência nas organizações multilaterais, como Nações Unidas e Organização Mundial do Comércio (OMC). O nível de 40 pontos representa crescimento de 50% frente à última edição do monitoramento, mesma oscilação positiva da percepção sobre o papel do Brasil na América Latina, que atingiu 54 pontos.” 

Nenhum comentário: