sábado, 31 de março de 2012

Serra, o rei dos factóides e das promessas não cumpridas: a ponte Santos-Guarujá

Serra inaugurando sua ponte-factóide
Em 2010, publicamos um post com o título “Serra começa a governar no quarto ano e inaugura maquete da ponte Santos – Guarujá” (imagem acima).
Naquela ocasião, afirmávamos:
“Vale tudo para o (talvez) pré-candidato a Presidente, José Serra. Inclusive iniciar o governo no início do quarto ano de mandato!
Na falta de obras de vulto concluídas, qualquer coisa serve para inaugurar: obra inacabada ou obra que não será construída.
É o caso de hoje: para competir com a Ponte Rio-Niterói – afinal São Paulo não pode ficar prá trás em relação ao Rio de Janeiro -, Serra inaugurou a maquete de uma ponte  que ligará Santos a Guarujá!
Perguntas que não querem calar:
1. Se a obra é tão importante, porque os tucanos que governam o estado há 16 anos não a fizeram até agora?
2. Porque inaugurar a maquete da ponte no início de um ano eleitoral?
3. Cadê o projeto básico da obra?
4. Cadê a licença ambiental?
5. Quando será a licitação da obra?
Eu que não sou bobo respondo:
1. Os tucano não fizeram essa ponte, nem as obras do Plano Diretor de Drenagem, nem a organização do trânsito em São Paulo, muito menos obras de contenção de cheias em São Luiz do Paraitinga. Simplesmente, porque os tucanos são péssimos gestores. O Governo FHC mostrou claramente isso.
2. Porque as Organizações Serra dão cobertura a qualquer coisa que o Serra ordene cobrir. Fazer maquete é fácil, barato e causa boa impressão (pros trouxas).
3. Não tem projeto básico. Só maquete.
4. Não tem nem terá licença ambiental tão cedo. Sem o que não poderá licitar a obra.
5. A licitação da obra não ocorrerá em menos de três anos. Depois, segundo o Serra, serão mais três anos de construção.
Ou seja, na melhor das hipóteses, essa obra estará pronta para uso em 2016!”
***
Em 10/12/10, publiquei o post:
Santos – Guarujá: 12 anos de túnel e mais 12 de ponte; no final ficarão as barcaças
Há 12 anos os tucanos enganam os paulistas sobre o túnel que ligaria Santos a Guarujá e, com isso, eliminaria a arcaica travessia por barcaças.
Em janeiro de 2009, o Governador José Serra anunciou que as obras do túnel iniciariam até o final daquele ano.
Agora, de repente, é inaugurada (9/3/10) a maquete de uma ponte estaiada (foto), que substituirá o túnel (não há  maquete do túnel).
Um breve histórico para entender a farsa número 1 – a do túnel:
  • O projeto é previsto desde 1947, pelo Plano Regional de Santos, elaborado pelo urbanista Prestes Maia
  • Em 1997, o ministro dos Transportes de FHC, Eliseu Padilha, autorizou as prefeituras de Santos e Guarujá a formar um consórcio para a construção e a operação de um túnel submarino entre as duas cidades. O custo estimado da obra era R$ 110 milhões.
  • No Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo consta o estudo do túnel (clique aqui e vá à pag. 97) e não consta o estudo da ponte
***
Leia também “Cadê o projeto da ponte Santos-Guarujá?
***
Como se sabe, esse projeto não foi à frente, como previmos, e mais recentemente o desgovernador Alckmin anunciou a construção de um túnel submerso no lugar da ponte.

Alckmin des-inaugura a ponte do Serra

Aliás, antes da ponte-factóide do Serra, o projeto inicial era de túnel, como mencionamos em outro post, em que tentamos esclarecer os leitores sobre o assunto, já que as Organizações Serra não o fazem.
Assim é o Serra: promete o que não tem intenção ou o que sabe que é inviável cumprir!
*
 
Leave a comment Publicado por em 31 31America/Sao_Paulo março 31America/Sao_Paulo 2012 em Uncategorized
 

Um comentário:

RAFINHA MORAWSKI disse...

Blog de petista é sempre assim, um espaço para tocar pedra nos outros. Eu curto blogs de políticas que APRESENTAM realizações, porque ser pedra é muito fácil, difícil é ser vitrine. Usa o espaço para colocar realizações do teu partido, ou não tem o que falar, por isso denigre Deus e o mundo. Não existe partido perfeito, por isso é ridículo ficar só falando mal dos outros.