domingo, 4 de março de 2012

Os miquinhos amestrados do Tio Sam


 
Imagem Activa

Os miquinhos amestrados do Tio Sam
Difícil encontrar um brasileiro que não tenha sido um dependente da cultura norte americana. Mascar chiclete, falar fanho, curtir rock, torcer contra os índios, entre outros símbolos do estilo de vida dos gringos, fazia parte do “pelotão de frente” dos que hoje seriam classificados como vitimas do complexo de vira lata.
Adoravam o Humphrey Bogart fazendo o papel de Humphrey Bogart em todos os seus filmes. O Elvis não era tão cafona quanto o Sidney Magal. A Disneylândia não era tão chata e cansativa quanto hoje.
Não se podia criticar os Estados Unidos porque seria etiquetado como comunista. Que horror!
Os tempos mudaram. E os Estados Unidos mudou. Vemos que o capitalismo é uma merda tão grande quanto o comunismo. Ou talvez maior.
Hoje, no Brasil, já existem espaços e exemplos que podemos pensar grande e ter alma de matriz. Já podemos sonhar e viver uma democracia mais inteligente, humana e feliz.
Claro que ainda temos os eternos vira latas, sempre a procura de um dono, que ainda julgam os demais brasileiros com base no que eles mesmo são: miquinhos amestrados do Tio Sam.
Jamais eles sonhariam que o Brasil seria um dia a sexta maior economia do mundo. Na frente de uma Inglaterra, por exemplo.
E os gringos?

Imagem Activa
Esses viraram trogloditas, nasceu pelo nas mãos. Ao invés de conquistar simpatizantes no charme, no dialogo, preferiram usar seu poderio bélico. Em quantas guerras os ianques entraram nesses últimos 50 anos? Todos os inimigos eram os bandidos do filme (comunistas, terroristas, islâmicos, fanáticos). Só os Estados Unidos foram considerados os mocinhos... Você sabe o que eles estão fazendo lá no Afeganistão? Acho que nem eles sabem. Faz parte da sua cultura matar. E roubar petróleo. Só isso.

Imagem Activa
A Europa?
As soluções neoliberais de austeridade generalizada e de destruição dos serviços públicos hoje propostas (ou melhor dizendo, impostas) para tentar salvar o capitalismo em crise e relançar o crescimento são absurdas; elas constituem a forma mais segura de agravar ainda mais esta crise e de precipitar mais rapidamente o sistema no abismo. E isto ao mesmo tempo que favorecem, por todo o lado, a subida em força das extremas-direitas, racistas, demagógicas e sempre cúmplices da ordem estabelecida. (De Rémy Herrera no Blog do Nassif).

Também do Blog Sr.Com

Um comentário:

Mario Santanna disse...

Falou curto e grosso,a verdade verdadeira da crise mundial dos mocinhos.Agora eles querem que nos paguemos a conta.Bye,bye gringos!!!!!