sexta-feira, 23 de março de 2012

Marta Suplicy comemora prisão de envolvidos em site que incitava ódio racial e homofobia


Agência Senado



A senadora Marta Suplicy (PT-SP) parabenizou nesta quinta-feira (22) a Polícia Federal, a Secretaria de Direitos Humanos e o grupo ABGLT pela prisão de incitadores do ódio e da homofobia na internet. Na Operação Intolerância, foram presos Emerson Eduardo Rodrigues, morador de Curitiba (PR), e Marcelo Valle Silveira, morador de Brasília (DF), sob a acusação de manterem um site com conteúdo discriminatório.

A existência da página havia sido denunciada por internautas brasileiros ao Ministério Púbico e também à ONG SaferNet, onde bateu o recorde de denúncias de cidadãos – foram quase 70 mil. A operação da PF incluiu o cumprimento de mandados de busca e apreensão nas residências e nos locais de trabalhos dos envolvidos. Entre os conteúdos publicados pelos criminosos havia referências positivas ao atirador Wellington, que em 2011, matou vários alunos de uma escola em Realengo, no Rio de Janeiro.

Marta Suplicy comemorou as prisões, dizendo esperar que os responsáveis pelo site passem “um belo tempo na cadeia”. A senadora reforçou a preocupação com a incitação à violência, lembrando que, há poucos dias, um atirador matou soldados muçulmanos, um rabino e três crianças judias em atentados na França.

Para Marta, os atentados são incitados também pela disputa política no país, que terá eleições presidenciais em 22 de abril. Na análise da senadora, o atual presidente francês e candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy, estaria se mostrado mais conservador, o que teria criado um clima contrário aos imigrantes. No Brasil, afirmou a senadora, ocorreu um movimento semelhante na eleição presidencial.

– Não queremos esse tipo de clima no nosso país. Nós somos e fomos e sempre espero que continuemos a ser um país onde as divergências não são resolvidas com golpes baixos, com incitamento, com pregação de ódio, porque isso não leva a uma construção de uma sociedade mais justa – afirmou.

Leia mais no post abaixo

Nenhum comentário: