quarta-feira, 21 de março de 2012

Criador do 'Ocupe Wall Street' faz palestra em São Paulo na próxima semana


Criador do 'Ocupe Wall Street' faz palestra em São Paulo na próxima semana

Manifestantes contra sistema financeiro e globalização durante manifestação em Nova York (Foto: CC/Occupy Wall Street)
São Paulo – Um dos criadores do movimento Ocupe Wall Street vem na próxima semana a São Paulo para uma palestra sobre os resultados da articulação popular nos Estados Unidos, a luta pela regulamentação do sistema financeiro e os esforços pela redução da desigualdade social na nação mais rica do mundo.
Stephen Lerner, de 54 anos, atua há três décadas na organização de movimentos de trabalhadores na luta por remuneração, condições de trabalho e qualidade de vida. Na década de 1980, entrou para uma entidade que integra a UNI Sindicato Global, que reúne 900 organizações trabalhistas em todo o mundo, agregando 20 milhões de pessoas. Hoje, é membro do conselho executivo do Sindicato Internacional dos Trabalhadores no Setor de Serviços (SEIU).
Em meio ao avanço da crise internacional, a partir de 2008, Lerner iniciou uma campanha contra as ações dos bancos para conseguirem se salvar sem ajudar a população. No fim deste mês, ele explica durante debate na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo como se deu a articulação para contestar a renegociação das dívidas criadas pelo setor financeiro, levando à contestação popular, que logo adotou Wall Street, centro do capitalismo financeiro internacional, como símbolo de um sistema que prioriza empresas a pessoas.
Iniciada nos Estados Unidos, a crise econômica desdobrou-se a outras áreas e transformou-se, na visão dos integrantes do Ocupe Wall Street, em uma crise sistêmica do capitalismo, provocando o enfraquecimento dos direitos sociais e trabalhistas. À medida que se alastraram os problemas, pipocaram contestações parecidas em várias partes do mundo, passando a contestar a representatividade do atual quadro político, como na Espanha e nas nações árabes. Em setembro de 2011, teve início a ocupação do coração financeiro de Nova York. A Plaza Liberty, ou praça da liberdade, foi o ponto escolhido para o acampamento de estudantes e trabalhadores insatisfeitos com a situação.
Debate "Ocupa Wall Street"
Sindicato dos Bancários de São Paulo
Rua São Bento, 413. Centro
28 de março, 19h30
Inscrições prévias pela página do sindicato
 

Nenhum comentário: