quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Rendidos, PMs deixam a Assembleia em Salvador

Saída foi anunciada ainda na madrugada por Rogério Andrade, advogado da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares. Líderes do movimento vão se entregar, após plano de vandalismo ser revelado. Desocupação, no entanto, não significa o fim da greve
Policiais militares grevistas começaram a deixar o prédio da Assembleia Legislativa, em Salvador, pouco depois das 6h desta quinta-feira (9), quando a ocupação do local completava dez dias.
A saída foi anunciada ainda na madrugada pelo advogado Rogério Andrade, que representa a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares.
A saída dos manifestantes que estavam na assembleia ocorria de forma organizada no começo da manhã. Primeiro, um grupo de mulheres deixou o prédio. As forças de segurança colocaram ônibus à disposição do grupo. A maioria deixou a região usando os próprios carros e motos. Os veículos são revistados pela Polícia Federal.
Por último, deve sair e se entregar o líder do movimento, o presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), Marco Prisco, que deve se entregar à polícia na sequência. Segundo o advogado, as gravações reveladas pelo Jornal Nacional, em que PMs grevistas da BA teriam planejado vandalismo, influenciou na decisão de Prisco, mas que a decisão vinha sendo amadurecida.
Prisco é um dos 12 policiais com prisão preventiva decretada pela Justiça, por suspeita de formação de quadrilha, roubo de patrimônio público e incitação ao crime. Dois policiais já foram presos: o sargento Elias Alves de Santana, presidente da Associação dos Profissionais de Polícia e Bombeiros (Aspol), preso na terça-feira (7), e o PM Alvin dos Santos Silva, lotado na Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (Coppa), preso no domingo (5).
De acordo com o advogado, a desocupação não significa o fim da greve.
Durante toda a madrugada desta quinta-feira foi tensa a movimentação no Centro Administrativo da Bahia (CAB), local onde funciona a Assembelia. Ainda antes do amanhecer, cinco homens deixaram a sede do órgão estadual e foram liberados porque não havia mandados de prisão contra eles. Eles passam por uma revista e tiveram a saída permitida. A liberação deles foi mais um indício de que a entrega total dos grevistas estava próxima. Os soldados do Exército se mantiveram estrategicamente posicionados para atuar em caso de necessidade.
As tropas foram reforçadas no CAB nesta quarta-feira (8), de acordo com informações do Exército. O número de homens no local passou de 1.038 para 1.400 no período da tarde, sendo 1.200 membros do Exército, 50 da Força Nacional e 150 PMs.
Segundo o tenente-coronel Cunha, responsável pela comunicação do Exército, a ampliação da segurança no local visa manter a tranquilidade no CAB. "Nós fizemos uma análise no final do dia de ontem e decidimos fazer o reforço para aumentar a segurança. Não consideramos as manifestações tumulto", destaca Cunha.
Os acessos ao CAB, onde fica a Assembleia Legislativa do estado sob ocupação de PMs grevistas, foram fechados no início da tarde desta quarta-feira pelas tropas das Forças Armadas que fazem o policiamento na região. De acordo com o tenente-coronel Cunha, o bloqueio foi uma decisão do comando da operação e a justificativa da ação não será informada por enquanto. Os manifestantes avaliam que a medida é para enfraquecer o movimento.

Nenhum comentário: