sábado, 15 de outubro de 2011

Uma Homenagem ao Dia do Professor

bloco


Neste 15 de outubro estamos vivenciando nacionalmente o dia do professor. Com muita convicção, dedico este momento de reflexão como uma homenagem a esta data.
A primeira homenagem vem de Platão que, em diálogo com seu discípulo, Glauco, pensa assim:
O mestre receia os discípulos e os adula, os discípulos fazem pouco caso dos mestres e dos pedagogos. Em geral, os jovens copiam os mais velhos e lutam com eles nas palavras e nas ações; os velhos, de sua parte, rebaixam-se às maneiras dos jovens e mostram-se cheios de jovialidade e pretensão, imitando a juventude, de medo de passar por fastidiosos e despóticos.
E a Filosofia continua em diálogo, indagando: Dia do Professor ou do Educador? Que desafio maior é feito à Pedagogia nos dias de hoje? Seria detectar a formação do educador para o mercado de trabalho na atual sociedade da informática?
Educador e mercado de trabalho! Eis a tarefa de desmistificação pedagógica na atual educação globalizada. Neste tempo: professor ou educador? Submisso ao papel social da profissão ou aquele que tem amor e paixão pelo que faz? Aquele que reproduz os conhcimentos prontos e acabados ou aquele que desperta a consciência de que educar é desinstalar, questionar e criar?
O educador se envolve, com seu trabalho, na mundialização do Capital. É convidado a produzir uma nova convivência ética da Pedagogia no atual processo de globalização, a descobrir, pela pesquisa, uma outra relação entre trabalho e educação como prática do sistema econômico de hoje. O educador encontrará aqui o significado pedagógico do trabalho como uma especificidade da prática educativa, como processo de emancipação de uma nova sociedade.
Seria esta atitude reflexiva, da razão filosófica, uma maneira de prestigiar esta data? Estaria indicando os novos caminhos de suas realizações profissionais frente às novas necessidades humanas do mundo de hoje?
Neste sentido, o pedagogo é um ser criativo, inovador e produtor de um processo que resulta na emergência de algo novo e original. Ele é empreendedor. Experimenta uma nova prática pedagógica na Internet.
* Francisco Antônio de Andrade Filho é PHD em Lógica e Filosofia da Ciência, área de concentração/Filosofia Política/UNICAMP/SP. Currículum Vitae Resumido.

Veja também:
  1. A Pessoa do Professor Enquanto Profissional Educador
  2. Ser professor: Um ser visionário de cultura e humanidade
  3. Dia do Profissional de Educação Física: uma homenagem à professora Josélia Santana
Recebido por e-mail do Mestre Educador Francisco Antônio de Andrade Filho, do Blog O Recado da Pesquisa, que está em meu favoritos.
O BLOG DO SARAIVA dedica esta homenagem a todos verdadeiros Educadores, principalmente ao Amigo e Prof. DiAfonso.

Um comentário:

Profdiafonso disse...

Cumpadi,

Excelente postagem.

Obrigado pela referência.

Quanto àquele garoto dos Camboriús, já mandei chamar os pais dele. Ele só me entra na escola acompanhado de seus pais ou responsáveis... rsrsrs

Abração!