segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O BURACO NEGRO DE “THE ECONOMIST” - COM O BRASIL É MAIS EM BAIXO. .

A última edição da Revista “The Economist” (foto) mostra um buraco negro sugando o universo. “Tenha medo” (Be afraid) diz a mensagem. 



De fato a desordem econômica, política, social, e principalmente moral que reina no Planeta é de meter medo. 

A resposta que o Brasil vem dando a essa desordem, ao menos no campo econômico, tem sido bastante acertada, refletindo inclusive nos indicadores sociais. O mundo navega em mar de desemprego, alto déficit e risco de calote, enquanto aqui a Taxa de desemprego é a menor da nossa história, as reservas em dólar estão num patamar inimaginável (US$ 350 BILHÕES), a relação Dívida/PIB está em queda, e sob controle. 

Em boa hora o BANCO CENTRAL DO BRASIL resolveu atacar a questão dos juros, e reduzir a TAXA SELIC. Para cada ponto de redução dessa TAXA, o país economiza ao final de um ano algo em torno de US$ 8,6 BILHÕES, reduzindo assim a sangria de dinheiro que vai para a mão da especulação. Menos dinheiro para juros significa mais dinheiro para investimento, mais emprego, renda, comércio, comida...... 

É possível que num primeiro momento essa redução da TAXA SELIC acrescente alguns décimos aos números da inflação, nada porém significativo o bastante para que não se faça (continue) a verdadeira mudança que nossa economia precisa. 

Sempre tivemos juros estratosféricos, e nem por isso a inflação deixou de subir impulsionada por outros fatores, que estão agora aí novamente como fonte de pressão, a ganância é um deles. 

O mercado como sempre está contra, e não é de estranhar, pois, o mercado vive de juros altos. Mas, por qual “cargas d’água” deve o governo e a sociedade esclarecida escutar os “mercados” e os economistas “urubólogos”, se no passado recente eles criticaram todas as medidas que o governo adotou, e que acabaram por fazer o Brasil superar as crises anteriores e chegar ao atual momento muito melhor preparado para enfrentar essa que está aí. 

Quem seguiu a cartilha do FMI e deu aos mercadores de “WALL Street” autonomia plena, faliu ou está prestes a falir. 

O Brasil é no momento um dos países com mais recursos para enfrentar esse “BURACO NEGRO”. 
<>

Nenhum comentário: