quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Líbia vive processo de transformação democrática, diz presidenta


A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (20) que a Líbia está passando por um processo de transformação democrática, o que deve ser apoiado pelo governo brasileiro. Segundo ela, a reconstrução do país deve ser feita dentro de um “clima de paz”. Em entrevista coletiva, a presidenta defendeu a negociação como forma de resolução dos conflitos.
“Não é só a guerra em si que causa danos. Causa dano também o pós-guerra, o efeito da destruição sobre as populações e as nações.”


A presidenta conversou com os jornalistas em Luanda, antes do embarque de volta para o Brasil. Na entrevista, ela citou o exemplo de Angola, país que viveu uma dolorosa guerra pela liberdade.
“Este país que nós estamos, como estava me dizendo o presidente [José Eduardo dos Santos], ficou 40 anos em guerra. O nível de efeito negativo que 40 anos de guerra provoca em um país não só pode ser medido através da quantidade de minas que foram aqui enterradas, mas na destruição da infraestrutura, na perda de oportunidades de muita gente e, sobretudo, na perda de vidas humanas, de pessoas que eram lideranças e que foram, na verdade, massacradas.”



Nenhum comentário: