sábado, 1 de outubro de 2011

"LE MONDE" CHAMA LULA DE “ROCK STAR”

Lula doutor honoris causa pela Sciences Po


JORNAL "LE MONDE" CHAMA LULA DE “ROCK STAR”

“O vespertino francês ‘Le Monde’ traz um artigo de página inteira sobre a homenagem feita pelo Instituto de Estudo Políticos de Paris (Sciences Po), que concedeu ao ex-presidente brasileiro o título de doutor honoris causa. O jornal diz que Lula, recebido como um “rock star”, deu uma lição de política durante sua passagem pela capital francesa.

‘Le Monde’ traz relato detalhado da cerimônia de entrega do título de doutorado da qual Luiz Inácio Lula da Silva participou em Paris na última terça-feira. O artigo, intitulado “Lição de política de um rock star chamado Lula”, conta que os estudantes receberam o ex-presidente brasileiro “como torcedores enlouquecidos”.

A recepção calorosa foi organizada pelos estudantes latino-americanos da instituição, que ensaiaram até um trecho da canção de Geraldo Vandré, entoada no anfiteatro, escreve ‘Le Monde’. Mas o vespertino também relata alguns comentários “blasés” ouvidos na porta do instituto pouco antes da chegada de Lula. “Será que ele fala inglês”, teria dito um aluno chileno. “Parece que ele não fala nem português”, teria respondido ironicamente um colega, escreve o jornal. No entanto, poucos minutos depois esses mesmos alunos pulavam de entusiasmo ao ver o brasileiro entrar na sala “como um pop star”.

O artigo explica, em seguida, como o presidente comentou vários aspectos da política internacional, da crise econômica e da situação atual da União Europeia. O texto termina relatando um encontro, organizado pela rede de televisão ‘Al-Jazira’, entre Lula e jovens tunisianos, egípcios, líbios e bareinitas que o ex-presidente rememorou em seu discurso: “As pessoas querem ser livres, escolher seus dirigentes, participar das decisões importantes. A liberdade é a grande vocação da humanidade”, disse Lula.

E “a democracia é a verdadeira religião desse católico”, conclui ‘Le Monde’.”

FONTE: escrito por Silvano Mendes e publicado no portal do jornalista Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/le-monde-chama-lula-de-%E2%80%9Crock-star%E2%80%9D#more) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

3 comentários:

Luciano disse...

Pois é... enquanto o Le Mond dedica uma página inteira ao título recebido por Lula, a imprensa residente aqui no Brasíl dedicou apenas uma notinha.
Digo imprensa residente porque não considero essa imprensa que temos aqui de brasileira.

jegue disse...

Só falta o nobél , aí o FhC corta os pulsos .

jegue disse...

Do jeito que a coisa anda não será dificil o 'Nunca Dantes" faturar esse prêmio para o Brasil , aí é que a mídia nativa e seus calunistas de plantão terão chiliques .