terça-feira, 11 de outubro de 2011

Jornalistas americanos pedem mais transparência aos jornais do país

Redação, PortalIMPRENSA

“Uma carta foi assinada por mais de 50 jornalistas e professores de jornalismo dos Estados Unidos e enviadas ao New York Times. Os profissionais pediram "maior transparência" com relação aos conflitos de interesse envolvendo os colaboradores de sua seção de opinião. O recado faz parte de uma campanha on-line, lançada na última quinta-feira (6), que clama por "mais clareza" nos artigos de opinião publicados por jornais do país.
De acordo com o documento, "especialistas" estariam sendo financiados para propor certos debates, ligados a certos interesses na "grande mídia". "Quando os comentários desses especialistas aparecem nos veículos de comunicação, seus vínculos não ficam evidentes... Pedimos ao New York Times que lidere a indústria e estabeleça um padrão nacional ao revelar conflitos de interesses financeiros que seus colaboradores possam ter no momento em que os artigos são publicados".
A campanha, lançada pelo Checks and Balances Project, tem como objetivo "acabar com a farsa de especialistas comprados e tendenciosos" ao garantir que seus vínculos sejam revelados ao leitor. As informações são do Knight Center for Journalism in the Americas.”

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