sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A HORA DO POVO


Povos de todos os países, uni-vos!
14 de Outubro de 2011
Tribunal Iraque
Fonte: Tribunal Iraque
O agravamento da crise mundial do capitalismo degrada as condições de vida das populações trabalhadoras e aumenta as guerras de agressão. 
A decadência económica do Ocidente imperialista leva as grandes potências a acentuar a espoliação dos países mais fracos, e a recorrer por sistema à violência militar para usurpar recursos ou para dominar povos que se batem pela independência.
A NATO, o mais vasto e poderoso aparelho militar de hoje, junta os interesses das duas maiores potências ocidentais: os EUA e a UE. 
Esta aliança criminosa está presente em todos os principais conflitos da actualidade: Afeganistão, Iraque e Líbia. Foi também o instrumento para o desmembramento da Jugoslávia, o ataque à Sérvia e a ocupação do Kosovo. As mesmas forças apoiam o Estado racista e militarista de Israel e bloqueiam a independência da Palestina. 
Além dos crimes de guerra e humanitários que cometem, estas potências gastam milhões nos seus aparelhos militares, em prejuízo do bem estar dos povos.
Criado em 2004 para julgar os crimes pela agressão ao Iraque, o Tribunal-Iraque exige a retirada das forças de ocupação do Afeganistão e do Iraque. Exige o fim da agressão à Líbia, denuncia as atrocidades e o desastre humanitário que ali está a ser praticado pelas forças da NATO. Defende o direito dos povos árabes a construírem democracias livres da tutela imperialista. Apoia os Palestinos na sua luta por um estado independente e viável.
Contra as prepotências e as desigualdades só vale a solidariedade e a acção comum entre os povos de todos os países. O ataque global praticado pelas potências imperialistas reclama uma resposta global dos povos.
O Tribunal-Iraque saúda por isso as acções de resistência que estão a decorrer por todo o mundo. 
Saúda os manifestantes gregos que apelaram à união dos povos da Europa. Saúda os Indignados espanhóis que levantaram a bandeira de um mundo novo. Saúda os ocupantes de Wall Street que afrontam o poder da principal potência imperialista. Saúda a unidade das reclamações dos povos testemunhada nesta jornada mundial de luta de 15 de Outubro.
 
Tribunal-Iraque
(Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque)

Nenhum comentário: