sábado, 1 de outubro de 2011

Esqueceram de mim 2


Aliado de Serra ataca PSDB por excluir grupo de propaganda
Senador reclama por ter ficado fora de programa do partido na televisão, assim como o ex-governador

Episódio é mais um capítulo na crise entre a direção tucana e o ex-governador, que já reclamou de pesquisa


VERA MAGALHÃES
DE SÃO PAULO

As propagandas do PSDB de São Paulo que foram ao ar nesta semana desagradaram ao grupo do ex-governador José Serra, que foi excluído das inserções pela direção estadual do partido.
O senador Aloysio Nunes Ferreira reclamou pelo Twitter de ele e Serra não terem gravado mensagens para a propaganda partidária.
"Há quase uma década sem representação no Senado, o PSDB paulista me ignorou na propaganda política que está no ar", disse, em um dos posts no microblog.
Em outro, Aloysio fez referência também à ausência de Serra nas peças. "A propaganda do PSDB ignora também o lider político com a trajetória e o prestígio popular de @joseserra_[perfil do ex-governador no Twitter] . Vamos bem assim..."
A definição de espaços na publicidade é só mais um dos capítulos a desagradar os serristas. Outra polêmica recente foi a divulgação de dados de pesquisa interna realizada pelo cientista político Antonio Lavareda, que mostrou que, se a eleição fosse hoje, a vitória da presidente Dilma Rousseff sobre Serra se daria por placar mais dilatado.
A pesquisa desagradou também o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, já que foram divulgados dados segundo o qual seu governo é considerado mais corrupto que o de Lula pela população.
Serristas ouvidos pela Folha atribuem os dois episódios a um movimento deliberado para isolar Serra das decisões partidárias e reforçar internamente a pré-candidatura de Aécio Neves (MG) à Presidência da República.
Os revezes do ex-governador paulista coincidem com a maior exposição de Aécio, que em conversas com a bancada e com colunistas tem admitido mais abertamente a disposição de disputar a eleição em 2014 -algo que Serra também pretende.
O presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias, negou que a exclusão de Serra e de seus aliados tenha sido deliberada. "Fora o Geraldo [Alckmin], priorizamos mostrar os candidatos a prefeito já definidos", afirmou.
Ele disse à Folha ter pedido "desculpas" a Serra por considerar "injusto" excluir o ex-governador dos esquetes. E disse que ele deverá participar da nova leva de comerciais do partido, que vai ao ar em novembro.
As queixas de Aloysio foram tema de reunião dos governadores tucanos ontem em Goiânia (GO), cujo objetivo principal era definir a linha do partido na oposição ao governo Dilma.
No encontro, os tucanos aprovaram carta em que pedem renegociação da dívida dos Estados e mais recursos para a saúde -sem se opor à ideia de criação de novo imposto para custeá-la, como têm feito PPS e DEM.

Nenhum comentário: