sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Espanha é rebaixada e disputará repescagem com Portugal

S&P reduz nota da Espanha para AA- com perspectiva negativa
Para agência, desemprego e condições financeiras ameaçam crescimento.
S&P espera deterioração na qualidade dos ativos do sistema financeiro.

A agência de classificação de risco Standard and Poor's (S&P) reduziu em um patamar a nota de crédito de longo prazo da Espanha, de AA para AA-, com perspectiva negativa, devido ao lento crescimento, às condições fiscais ajustadas e à alta dívida do setor privado.

"Apesar dos sinais de resistência no desempenho econômico em 2011, vemos riscos destacados para as perspectivas de crescimento da Espanha devido à alta taxa de desemprego, duras condições financeiras, o nível ainda elevado da dívida do setor privado e a provável desaceleração econômica nos principais parceiros comerciais da Espanha", afirmou a S&P em comunicado.

A agência acrescentou que espera a contínua deterioração na qualidade dos ativos do sistema financeiro, enquanto que a reforma trabalhista estatal incompleta irá contribuir para um desemprego elevado que pesará sobre a recuperação econômica.

Na última sexta-feira (7), a Fitch havia reduzido a nota de longo prazo da Espanha de "AA+" para "AA-", uma baixa de dois "degraus" na classificação de risco. A agência também manteve perspectiva negativa para o rating do país.

Sistema bancário espanhol
Na terça-feira, a própria S&P cortou o rating do sistema bancário espanhol do "grupo 3" para o "grupo 4". Com isso, o rating de crédito de longo prazo de dez instituições financeiras, incluindo os maiores bancos do país, foi reduzido em uma nota.

Entre as maiores instituições financeiras, a agência rebaixou a nota de crédito de longo prazo do Banco Santander e do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) de "AA" para "AA-".

Share/Bookmark

Leia mais em: O Esquerdopata
Under Creative Commons License: Attribution

Também do Blog O Esquerdopata.

Nenhum comentário: