segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cristinazo: Outro triunfo do modelo sulamericano

Outro triunfo do modelo sulamericano 

Se as pesquisas estiverem certas, os resultados eleitorais mostrarão um mapa político assombroso na Argentina. Os votos somados de Cristina Fernández de Kirchner e do socialista Hermes Binner representarão de 70 a 75% dos votantes. A direita não encontrou expressão partidária. Sua principal figura, o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, decidiu preservar-se de uma derrota e não concorrer. Sonha com o fim da onda de centro-esquerda em 2015. É uma eternidade: nesta data terão se completado 12 anos de governos baseados no modelo sulamericano de inclusão e reforma.
Martín Granovsky - Carta Maior
A Argentina chega a sua sétima eleição em 28 anos de democracia em uma situação inédita. Como diz o consultor Enrique Zuleta Puceiro, “desta vez não há crise no momento das eleições”. Por isso as eleições presidenciais não colocam em jogo como sair da crise nem como a Argentina pode escapar de um abismo. “Os cidadãos não entregam um cheque em branco a seus dirigentes, mas votarão com absoluta tranquilidade e expressarão que estão elegendo Cristina Fernández de Kirchner para que ela conduza a Argentina na solução dos problemas pendentes”, explica Zuleta.
A presidenta obteve nas primárias obrigatórias de 14 de agosto 50,2% dos votos. Segundo a empresa Poliarquía, que não trabalha para o governo, poderia obter entre 52 e 56% dos votos neste domingo. A diferença em relação ao provável segundo colocado, o socialista moderado Hermes Binner, poderia chegar a 40 pontos. Se esse for o resultado final, a Argentina viverá uma experiência inédita.
Cristina encabeçará o terceiro turno do kirchnerismo a frente de uma coalizão heterogênea, mas consolidada. Néstor Kirchner assumiu em 2003 depois de ter saído do primeiro turno das eleições com 22% dos votos. Não houve segundo turno. Carlos Menem abandonou a disputa quando soube pelas pesquisas que perderia por 65%. Desde aquele momento o primeiro governo eleito pelo voto popular após a crise do neoliberalismo de 2001 construiu legitimidade mediante a renovação da Corte Suprema, a reestruturação (com uma substancial redução no pagamento realizado posteriormente) da maior dívida da história financeira do país, uma política econômica baseada no crescimento da demanda popular e uma marcada sintonia com o governo Lula e o resto dos estados da América do Sul.
Kirchner terminou seu mandato com 70% de popularidade e, em 2007, Cristina o sucedeu com 45%, o dobro de votos obtido em 2003. A construção política kirchnerista cambaleou em 2008 com a disputa em torno dos direitos de exportação com os setores do agronegócio, que resultou na perda de apoio entre os setores médios da população. Em 2009, recebeu um alerta com a derrota legislativa no Estado de Buenos Aires, que representa mais de 35% do eleitorado. Mas Cristina conseguiu que a crise do Lehman Brothers não impactasse mortalmente a Argentina. E fez isso sem recorrer a ajustes. Pelo contrário: estatizou os fundos privados de aposentadoria e criou uma bolsa universal para cada criança, de efeitos reparadores e estimuladores.
Também enviou ao Congresso e submeteu à discussão nacional até conseguir a maioria parlamentar, uma nova lei de serviços de comunicação audiovisual. O regime legal, aprovado em outubro de 2009, determina o fim dos monopólios em televisão aberta, TV a cabo e rádios. A lei não regula conteúdos como faz a nova legislação do Equador, nem tem jurisdição sobre a imprensa escrita. Cristina, além disso, conseguiu que o Congresso aprovasse seu projeto de despenalizar as calúnias e injúrias dos jornalistas contra funcionários do governo.
Se as pesquisas estiverem certas, os resultados eleitorais mostrarão um mapa político assombroso. Os votos somados de Cristina e de Binner representarão de 70 a 75% dos votantes. A direita não encontrou expressão partidária. Sua principal figura potencial, o prefeito da cidade de Buenos Aires, Mauricio Macri, decidiu preservar-se de uma derrota e não está competindo. Sonha com o fim da onda de centro-esquerda para as eleições de 2015. É uma eternidade: nesta data terão se completado 12 anos seguidos de governos baseados no modelo sulamericano de inclusão e reforma.
Tradução: Marco Aurélio Weissheimer

Nenhum comentário: