sábado, 8 de outubro de 2011

Brizola Neto dá a sua versão dos fatos e responde a colunistas de O Globo

Hippolito e Merval: maus exemplos de jornalismo

Como é de costume, jornalistas ligados ao sistema midiático comercial e privado não deram direito de resposta ao deputado trabalhista Brizola Neto, bem como também não o ouviram no que concerne à questão dos royalties de petróleo. 

Falaram e escreveram o que quiseram e se recusaram a dar espaço, a ouvir o parlamentar do Rio de Janeiro. Cínicos, manipuladores e refratários ao que tange à verdade, tais jornalistas envergonham a classe e colocam em prática um jornalismo de esgoto, baseado em verdadeiras reporcagens. 

Conduzem-se dessa forma porque esses jornalistas refletem o pensamento de seus patrões, pois compromissados que são em defender a classe social alta (a que pertencem ou querem pertencer) e o sistema de capital e de mercados, cuja empresa onde trabalham é, há décadas, principal porta-voz dos ricos, dos muito ricos e por isso combatem, ferozmente, todo e qualquer governo trabalhista, bem como o desenvolvimento e a independência do povo brasileiro. 

O "jornalismo" praticado por Merval Pereira e Lúcia Hippolito é um real e concreto exemplo de como não se deve ferir a ética e muito menos ensiná-lo para os mais jovens. A imprensa burguesa é um mau exemplo.

Davis Sena Filho
http://jblog.jb.com.br/palavralivre/

Leia entrevista abaixo, extraída do Blog do Zé Dirceu:

Brizola Neto
O deputado federal Carlos Daudt Brizola Neto (PDT-RJ) sofreu uma série de ataques sobre seu posicionamento na questão dos royalties do petróleo por parte de alguns conhecidos colunistas do Rio de Janeiro. Suplente de Sérgio Zveiter, (PDT-RJ), Brizola Neto foi eleito para representar o Estado do Rio de Janeiro com 55 mil votos. E se tornou um dos alvos nesta semana de jornalistas como Merval Pereira (O Globo) e Lúcia Hippolito (O Globo/CBN). Esses profissionais não apenas não ouviram aquele que eles denunciavam, como tampouco lhe concederam o direito de resposta às acusações que lhe foram feitas.

Explícita há meses em seu blog pessoal, sua posição a respeito do pré-sal não difere de muitos outros parlamentares da bancada de deputados federais fluminenses. Em resumo, Brizola Neto não acha correto que se retirem os recursos já pertencentes ao Rio. Mas defende a negociação e o diálogo em torno das novas regras de partilha para o petróleo novo que virá do pré-sal, ainda não licitado. Para colocar os pingos nos iis, fomos ouvi-lo em uma entrevista exclusiva para este blog.

Qual sua posição deputado em relação aos royalties?

[Brizola Neto] Eu sempre falei que o Rio de Janeiro nessa questão dos royalties era importante chegarmos a um entendimento. Na realidade, a discussão sobre os royalties se centra em dois momentos. O primeiro é sobre o que já existe e o que foi contratado. Isso tem de preservar, lógico, mesmo porque são recursos que integram as expectativas de receitas do Estado do Rio. O marco regulatório muda de concessão para partilha, mas não faz mudanças em áreas já licitadas, inclusive algumas de pré-sal que opera em campos de concessão.

Agora, o outro momento, e já expliquei isso no meu blog, também, várias vezes, diz respeito ao pré sal do futuro. Antes havia resistência quanto a mudanças relativas a esse ponto, mas essa radicalização nos levou a um resultado ruim, como a aprovação da emenda Ibsen, vetada pelo ex-presidente Lula. Há uma abertura necessária, agora, para a negociação e o entendimento com os outros Estados e municípios. Essa sempre foi minha posição.

O que aconteceu nesta semana com o seu nome na imprensa?

[Brizola Neto] Eu me senti cerceado e censurado. Na segunda-feira, uma matéria do jornal O Globo afirmava que o secretário do Trabalho, Sérgio Zveiter (PDT-RJ), reassumiria o seu mandato porque não concordava com a minha posição sobre os royalties de petróleo e que esta era contrária à posição da bancada no Estado. O que não é verdade.

Em seguida, na CBN, Lúcia Hippolito dizia não entender a posição do deputado Brizola Neto. No ato liguei para lá, para que ela e seus ouvintes me compreendessem, mas não abriram para minha participação. Liguei novamente na terça-feira e nada. Aí, abro O Globo e leio a coluna do jornalista Merval Pereira.

Um texto agressivo que se refere a mim como deputado sem voto e faz com que os leitores acreditem que sou frontalmente contrário às posições do Rio de Janeiro em relação aos royalties, para agradar a presidenta Dilma. Respondi a essa agressão com um texto em meu blog, mas na quarta-feira, veio outra coluna do Merval.

Agora, ele dizia que eu havia recuado nas minhas posições. Eu nunca recuei. O que vi nesta semana foi uma série de ataques sem direito de resposta.

Em relação às declarações de que você mudou de posição...

[Brizola Neto] Minha posição não é diferente da bancada. Isso, inclusive, já estava claro na reunião de segunda-feira, com a presença do governador Sergio Cabral. O fato é que pareceu algo articulado contra mim e que me deixou sozinho, embora outros deputados defendam a mesma posição que a minha, de abertura ao diálogo.

O que ficou acertado agora?

[Brizola Neto] O acertado é que vamos aguardar o retorno da presidenta Dilma e, enquanto isso, vamos buscar uma saída para o impasse. O governador Sérgio Cabral afirmou confiar na presidenta e defende, como eu, a manutenção das receitas já programadas pelo Estado.
0 comentários  

Também do Blog TERRA BRASILIS.


Nenhum comentário: