sábado, 24 de setembro de 2011

Sem alarde, EUA fornece bombas antibunders a Israel

Enviado por luisnassif, sab, 24/09/2011 - 09:08

Por Marco Antonio L.

Do Vermelho.org

EUA vendem bombas antibunkers a Israel na surdina

Os Estados Unidos autorizaram secretamente a venda de 55 poderosas bombas antibunkers a Israel, indicou nesta sexta-feira (23) a revista Newsweek em seu site. As vendas de armas para o exterior são normalmente alvo de notificações públicas no Congresso, que tem autoridade para eventualmente bloqueá-las.

Nenhuma notificação relacionada a esta venda estava visível nesta sexta-feira no site da Agência de Cooperação de Defesa e de Segurança (DSCA), encarregada das vendas de armas americanas, constatou um jornalista da AFP.

Israel pedia desde 2005 o fornecimento de bombas GBU-28 de alta penetração, capazes de destruir um bunker embaixo da terra. Mas o Pentágono chegou a bloquear o projeto, temendo que Israel transferisse a tecnologia para a China, informou a Newsweek.

O presidente George W. Bush informou ao primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, que as bombas seriam fornecidas em 2009-2010, segundo a Newsweek, que cita autoridades americanas e israelenses, que pediram para não serem identificadas.

"Não faremos comentários", declarou o porta-voz do Pentágono, George Little, que, entretanto, indicou que os Estados Unidos permanecem comprometidos a ajudar Israel a manter sua superioridade militar na região.

Fonte: AFP

.

Nenhum comentário: