sábado, 24 de setembro de 2011

Na posse de Merval Pereira na ABL, José Serra prestigia discurso contra Bolsa Família

José Serra (PSDB/SP) na posse na ABL de Merval Pereira (PIG/RJ), onde foi muito apreciado discursos chamando de "vagabundos" os cidadãos beneficiários do Bolsa Família.
Na posse do colunista Merval Pereira (PIG/RJ), da Globo, amigo de José Serra (PSDB/SP), o acadêmico da ABL e ex-ministro da educação no último governo da ditadura, Eduardo Portella, em seu discurso de boas-vindas fez uma contundente defesa reacionária contra o protagonismo do povo brasileiro na cultura e na política nacional, com seus governos populares desde 2003.

Saudosista do monopólio da elite arcaica sobre a cultura, sobre a educação, sobre a política, sobre o fluxo de informações controlado na imprensa, destilou preconceito chamando de "baixa modernidade" a participação das massas populares no protagonismo político, nas redes sociais da internet com sua linguagem informal, na cultura das vozes que vem da periferia.

Como se não bastasse, a certa altura do discurso soltou esta "pérola" de chamar indiretamente de "vagabundos" os cidadãos beneficiários do Bolsa Família, discurso muito apreciado nas altas rodas do tucanato:
Em nossa pré-história colonial houve uma aparição estranha, conhecida como os "bolseiros do Rei", que parece ressurgir. A ação cultural como distribuição de brindes, e a bolsa família sem monitoramento e sem avaliação, vão nesse rumo. Não está de todo descartada a hipótese de uma sociedade saudavelmente de trabalhadores vir a ser, em grande parte, reduzida a uma sociedade de bolsistas. Falo apenas dos bolsistas ociosos, evidentemente.Link
Ex-ministro da ditadura Eduardo Portella, com José Serra na platéia.

Seria curioso estar lá para ver a cara de José Serra na platéia, o sorriso matreiro no canto da boca, o brilho nas pupilas dos olhos, os aplausos incontidos.
1

Nenhum comentário: