domingo, 25 de setembro de 2011

Lula em Washington: "vibrei com discurso da Dilma na ONU"

O presidente Lula passou o sábado em Washington, nos EUA.

Seu primeiro compromisso foi um encontro com o líder sindical Richard Trumka, presidente da Federação Americana de Trabalho e Congresso das Organizações Industriais (AFL-CIO).

Depois ministrou uma palestra com o tema “Os Avanços e Desafios da América Latina”, em evento patrocinado pelo banco Itaú BBA, durante o encontro do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, na Biblioteca do Congresso Americano.

Em sua palestra, Lula disse:

"Penso que o Brasil é um país que tem certo privilégio, porque temos solidez macroeconômica e temos o pré-sal, que não é pouca coisa. Então as perspectivas do Brasil são extraordinárias. Mas não se estancou a sangria da Grécia no tempo certo, e agora o paciente sofre mais. Acho que o mundo desenvolvido pode criar condições para os mais pobres comprarem produtos dos avançados. Ou fazemos isso ou fica cada vez mais grave...

... O Brasil pode ajudar a promover a estabilização do mercado. O Brasil precisa aprender com a China, para vender mais produtos aos estrangeiros...

... O discurso da Dilma foi bom na ONU. Vibrei! O conteúdo foi bom, e ela se saiu maravilhosamente bem. Dilma foi correta em defender o Estado palestino. A criação do Estado palestino é a consagração da paz no mundo...

... Tenho expectativa grande para o Obama. Obama vive uma crise da extrema direita que não quer que ele dê certo porque ele é negro".

Sobre as previsões do FMI, ele disparou: "não deu nenhum palpite consistente nesses últimos três anos... o Brasil, não precisa ouvir ninguém".

Neste domingo, Lula viaja para a França, onde se reunirá na segunda-feira (26) com o presidente Nicolas Sarkozy, que o convidou para um encontro no Palácio Elysée.

Na terça-feira, ele receberá mais um título de Doutor Honoris Causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris. Será a primeira personalidade latino-americana a receber esse título, só dado a 16 pessoas até hoje, desde a fundação da instituição, em 1871.
3

Nenhum comentário: