segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Blogosfera Progressista: Produzir Conteúdo ou Combater a Velha Mídia?

Leitões do PIG
Assisti a um debate comemorativo aos 10 Anos da Revista FORUM. Na mesa, estavam os famosos blogueiros/jornalistas Azenha, Nassif, Rovai, Maria Frô (sou fã deles) e mais algumas pessoas que não conheço. Depois chegou o José Dirceu. Principal assunto: A Velha Mídia.

Muitos comentários sobre os sistemas de atuação da mídia em relação aos diversos casos de distorção, acusações infundadas e outras práticas abusivas da velha mídia. O José Dirceu chegou a contar alguma coisa sobre o desenrolar do caso da tentativa de invasão da VEJA ao seu apartamento, inclusive aliviando para o jornalista que, como todo pau mandado, pode ser abandonado pelos mandantes do crime quando a coisa apertar.

Mas o que mais me impactou foi o posicionamento do Azenha quanto à produção de matérias de combate aos métodos escusos da velha mídia. Ele posicionou-se contrário a esta produção e que a Blogosfera Progressista deveria se engajar na produção de conteúdo. Fazer uma aliança nacional de produção de notícias partindo do próprio local onde ela acontece devido à velocidade da informação na internet.

Bom. Não, ótimo! É claro que eu concordo com a produção de conteúdo, mas abandonar o bom combate ao PIG ainda não é uma alternativa palpável. Há pouco menos de um ano, estivemos sob um forte risco de perda de uma eleição por causa exclusiva da velha mídia e sua produção de factoides. Ainda temos as campanhas diárias da Folha, Estadão, Globo, JN, Miriam Leitão, Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, et caterva; semanais da VEJA, Época... Não dá para deixá-los tão soltos...

Será que está na hora de abandonar o combate e passar para uma nova etapa de produção da notícia? Talvez para o Azenha, Nassif e a Maria Frô, sim! Eles são a notícia. Eles produzem conteúdo (e bom!). Mas o lado Obscuro da Força também produz e age de forma escamoteada com produção de factoides em multimídia aos montes. Alguém até disse isso no debate! Eles também sabem usar as ferramentas disponíveis nas Redes Sociais e internet em geral.

Senhores, acho que ainda não podemos baixar a guarda! E, no que depender dO Cachete, a "Luta Continua"!

Então fica assim. O Azenha e a Blogosfera Progressista de Grande Porte produzirá conteúdo (com a competência de sempre) e O Cachete vai continuar batendo no PIG! Fechado? Então tá!


Nenhum comentário: