sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Próximos passos do MSM

Além de cumprimentar a todas essas pessoas que aderiram à nova iniciativa do Movimento dos Sem Mídia de representar na Justiça Eleitoral contra opinionismo ilegal de concessões públicas de rádio e TV em favor da candidatura José Serra, informo os próximos passos do nosso Movimento.

Antes de tudo, há que explicar que o post sobre a Representação – ainda disponível nesta página – não é a peça jurídica, mas, apenas, um esboço. A peça começa a ser escrita hoje.

Como ontem (2 de setembro) tive que me internar no hospital com a minha filha Victoria devido a uma piora violenta e inesperada do seu estado de saúde, terei bastante tempo, aqui, para trabalhar na parte fática da denúncia do MSM contra o uso ilegal de concessões públicas para favorecer o candidato do PSDB a presidente.

Preciso, ainda, ir buscar a qualificação dos veículos representados – Globo e SBT –, tais como CNPJ, endereço etc. Além disso, haverá que juntar um compact disc (CD) contendo os programas de TV que nossa ONG entende que cometeram crimes eleitorais de veiculação de opiniões favoráveis e/ou contrárias a candidatos, em claro desrespeito à lei 9504/97.

Haverá, também, que fazer uma triagem nos mais de 2 mil comentários de apoio à iniciativa do MSM. Alguns apoiadores não entenderam que o próprio comentário seria a adesão à representação e escreveram termos que não podem ser enviados à Justiça ou considerações que não são de apoio.

Para facilitar as coisas, os comentários serão editados. Excluirei o que não disser respeito à Justiça e enviarei só as partes que manifestem apoio claro à Representação.

Apesar de que os comentários que não puderem ser apresentados à Justiça serão poucos – cerca de vinte ou trinta, suponho –, haverá que procurá-los e fazê-lo nos tomará ainda mais tempo.

Desta maneira, espero que fique esclarecido por que não pude publicar algumas dessas manifestações – estimo que vetei cerca de 50 comentários inadequados ao propósito do post, pelo que peço desculpas. É que se tivesse publicado, teria aumentado ainda mais o trabalho que terei pela frente.

Vale ressaltar que os comentários feitos através do sistema Intense Debate são muito mais identificadores do autor do que os dessas petições on line que há por aí, porque o sistema registra o IP da máquina de onde veio cada comentário e o e-mail de cada autor. Para a Justiça Eleitoral, não poderia haver maior prova da legitimidade do material.

Estou certo de que se a lei for seguida pela Justiça Eleitoral, Globo e o SBT estarão encrencados com esta representação porque infringiram a lei descaradamente. Dessa maneira, acredito que malfeitos iguais aos dessas concessões públicas deixarão de ser cometidos por elas e por assemelhadas ao menos até o fim do processo eleitoral deste ano.

Primeiro, portanto, o MSM influiu decisivamente na moralização das pesquisas; agora, chegou a vez do noticiário eletrônico.

Outro ponto: como, além de todo o trabalho supra descrito, os comentários de apoio terão que ser impressos – o que deverá gerar dezenas e dezenas de páginas –, penso que o protocolo na Procuradoria em Brasília ocorrerá entre quinta e sexta-feira da semana que vem.

Por conta desses fatos, comunico que terei que encerrar à meia noite do próximo domingo o recebimento de adesões a serem enviadas à Justiça Eleitoral.

E atenção, por favor: peço encarecidamente àqueles que estiverem chegando agora e que quiserem assinar a representação que façam os seus comentários de apoio clicando aqui. Quem deixar seu apoio à representação neste post aumentará ainda mais o trabalho do blogueiro e a demora para levar a ação a cabo.

Detalhe: este post está aberto a comentários sobre qualquer outro assunto que não seja manifestação de apoio à representação do MSM, que deverá ser feita no link contido no parágrafo anterior.

Por fim, cumprimento os que optaram por se envolver. Mesmo sendo minoria do público do blog – e não vai, aqui, qualquer crítica a quem não aderiu –, garanto que só na representação anterior do MSM vi envolvimento tão expressivo de leitores da blogosfera política.

Tagged as: , , , , , , ,

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: