sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Preparando o espírito para um eventual segundo turno

Segundo o Ibope divulgado há pouco, Dilma ainda vence com folga no primeiro turno (50 X 28), mas sua vantagem sobre os demais candidatos diminuiu de 14 para 9 pontos. Em vista disso, andei pensando: acho mais prudente prepararmos o espírito para a possibilidade de segundo turno.

Claro que todos estão cansados, querendo que termine logo esse festival de baixarias, mas não podemos deixar que um eventual segundo turno soe como uma derrota. Num eventual segundo turno, Dilma mantém uma dianteira bastante folgada e sua campanha tem tido um desempenho muito superior a de seu principal adversário. Teríamos mais 30 dias de luta, sofridos, mas quanto mais difícil a vitória, mais saborosa ela é.

Acredito numa vitória no primeiro turno. Dilma tem 55% dos votos válidos, ou seja, tem ainda bastante gordura para queimar. Lembrem-se contudo que o governo Dilma começa apenas em janeiro de 2011. Tanto faz ganhar no início ou no final de outubro.

7 comentários:

Cida Medeiros disse...

Sem esta! Se os caras estão fazendo de um tudo para desmoralizar tudo o que foi construído com muito suor pelo governo atual, deixar para o segundo turno é acabar com tudo de vez. Vamos terminar logo com isto.

Eles tentam de tudo. Acabo de receber de jornalista! e-mail pedindo pra todo mundo ir votar vestido de palhaço. que tal uma tag #nopasarán! ?

layla disse...

não vai ter segundo turno...em 7 dias, com todas as manchetes escandalosas produzidas pelo PIG, Dilma perdeu só 1 ponto, dentro da margem de erro...tinha 51% na pesquisa do mesmo IBOPE divulgada em 17/09... a conta do Serra é que está inflada... ganhou 3pts percentuais em 7 dias? duvido! pode ter ganho 1pt...jogaram 2pts para cima dentro da margem de erro.

Unknown disse...

Tenho presenciado o comportamento do eleitor paulista/paulistano, haja vista, o maior conservador do País.Alguns que pretendiam votar em Serra, agora já falam em votar na Marina, outros mais estúpidos pregam o voto nulo.Portanto o eleitorado de Dilma se manteve apenas no pequeno estágio de dormencia que na reta final retomará seu entusiasmo e Dilma ganhará no 1.º turno na casa de 49 a 50% pode ter certeza.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Este tipo de maquiagem ja é esperado, afinal eles tem que manter a moral do pessoal em cima, se não pode ocorrer uma lavada de 70% dos Votos. Acredito na Vitoria no primeiro turno

Paula Tejando disse...

Eu estou esperando os debates pra me decidir de vez, a Dilma vai em algum debates ou fugirá de todos ?

Anônimo disse...

Caros comentaristas,
Conforme está bastante claro a matéria que vocês comentaram é do do nosso amigo Miguel do Rosário, do excelente Blog Óleo do Diabo.
Respeito a opinião do Miguel, mas desta vez creio que está equivocado, razão porque concordo com a maioria de vocês no sentido de que não vai haver segundo turno.
Se o IBOPE aponto uma diferença para Dilma sobre todos os candidatos, mesmo os que não pontuaram individualmente (todos ficariam com 1¢)e a pesquisa do Vox Populi no dia anterior dá uma vantagem para Dilma de 15%, também sobre todos demais candidatos no vejo porque falar em 2º turno.
É preciso notar que os dois institutos já absorveram todas as perdas da Candidata Dilma em razão dos supostos escândos na receita, Casa Civil e pequenos outros, sendo que o própio José Serra, inclusive em processos no TSE já inocentou Dilma dizendo, de forma descarada que não insinuou nada contra ela, assim como não foi ele quem mandou produzir o vídeo difamatório que circula na internet, quando o próprio "jornal" O Globo na 1ª página, na 4ª comentou o vídeo com detalhes e dissse que Serra o teria aprovado.
Para concluir, numa análise entre o que aponto IBOBE e VOX POPULI, não surgindo nenhuma nova bala de prata o mais lógico é acreditar que Dilma vencerá no 1º turno com uma diferença superior a 10% sobre todos os demais candidatos.
Abraços,
Saraiva

Anônimo disse...

Caros leitores e comentaristas,
Depois de deixar meu comentário para vocês fiz um comentário no Blog do nosso amigo Miguel do Rosário, que com sua competência e educação respondeu no forma abaixo:
25/9/10 8:20 AM
Miguel do Rosário disse...

Prezado Saraiva, eu não fiz uma análise propriamente dita da pesquisa. Apenas alertei para uma certa confusão, motivada por puro salto alto, que é associar uma não-vitória no primeiro turno como uma derrota. Em SP, sim, é uma derrota, por razões várias que não cabe explicar aqui. Nacionalmente, não. Quer dizer, terá inevitavelmente um certo travo de derrota, mas o Lula registrou duas vitórias acachapantes e incontestáveis no segundo turno e creio que Dilma poderia realizar a mesma proeza.

Enfim, o que eu fiz foi apenas, dentro do modesto alcance deste blog, aplicar uma vacina de pessimismo e prudência na militância. Lembrando Gramsci, precisamos ser pessimistas em pensamento, mas otimista na ação!

Entretanto, quero deixar claro que a razão de eu ter optado por essa prudência meio antipática, cerebralista, é para conter meu coração, que já não consegue conter-se em seu lugar, explodindo de euforia - antecipadamente - por uma vitória esmagadora da petista sobre o representante da direita e das forças do atraso!

Abraços,

Saraiva