sábado, 11 de setembro de 2010

Nem no Datafolha há indícios de “virada”

11
Sep

Agora de manhã, com o jornal na mão, foi possíve descer aos detalhes da nova pesquisa Datafolha, divulgada ontem à noite. Fiz, aí ao lado, uma montagem dos resultados por região, comparando os da pesquisa anterior ao novo levantamento. E dá para notar que, exceto ( e nem tanto, desta vez) pela já tradicional “gangorra” que o instituto teima em ver na região Sul, a posição de Dilma é mais que sólida.

O “efeito sigilo”, ao contrário das expectativas tucanas, não surtiu qualquer efeito sobre os chamados “formadores de opinião”. Nem mesmo com o vaticínio do deputado tucano José Aníbal, de que em São Paulo isso “iria colar”, “porque aqui a gente paga imposto” (vejam que coisa!), houve crescimento de Serra na região Sudeste. A diferença pró-Dilma, de 11 pontos, passou para 17, muito além de qualquer margem de erro.

O mais importante para mim é que a situação de Dilma é mais que sólida ali no Nordeste. No Sul, o resultado do Datafolha não guarda harmonia com o avanço registrado pelas próprias pesquisas dos candidatos que ela apóia, no Rio Grande do Sul e, sobreturo, no Paraná, estados que têm, juntos, 75% do eleitoraldo da região.

Há uma tendência cristalizada e, no próximo post, vou explicar os sinais disso. O fato é que vencemos qualquer possível tentativa de manipulação por mais uma das três semanas que nos restam até o dia decisivo. E a cada dia que passa o espaço do golpismo se reduz.











Postado por Brizola Neto

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: