quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Lula chama DEM de "donos de engenho"; Dilma vê desespero em Serra

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Em comício na noite desta quarta-feira (22), no Parque do Semeador, em Curitiba (PR), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou as lideranças do DEM (o ex-PFL) de se comportarem como “donos do engenho”. Segundo Lula, “Agora estão inventando que nós ameaçamos a democracia. Eles são os 'democratas', os 'donos do engenho' — e os moradores da senzala são contra a democracia. É isso que eles estão querendo passar para a sociedade."

Ao criticar o PSDB, Lula lembrou que estão em jogo nessa eleição presidencial dois projetos antagônicos. "Um é o de soberania nacional e o outro é o de entrega do país”. De acordo com o presidente, no dia 3 de outubro o povo vai decidir se prefere "a mudança definitiva neste País" ou o "projeto das privatizações". E agregou: “Vocês estão lembrados que eles queriam privatizar a Petrobras e até mudar o nome para Petrobrax?".

Para Lula, os tucanos só sabem chegar perto do povo em período eleitoral. "Em época de eleição, pobre é a melhor coisa do mundo. E rico é a pior coisa do mundo. Depois da eleição, eles nunca mais chegam perto dos pobres."

Em tom de ironia, o presidente criticou promessas do presidenciável tucano José Serra sobre o pagamento de 13º salário para os beneficiados do Bolsa Família e aumento do salário mínimo. "Eles passaram a vida inteira arrochando salário mínimo, contra Bolsa Família. O que é mais triste é que eles pensam que a gente é tolo."

Lula também comparou a disputa pelo governo do Paraná a uma "final de campeonato". O presidente é apontado como um dos responsáveis pela subida do aliado no estado, o senador Osmar Dias (PDT-PR). Dias assumiu a liderança na disputa — mas seu adversário Beto Richa (PSDB) está impedindo, na Justiça Eleitoral, que sejam divulgadas as mais recentes pesquisas do Ibope, do Datafolha e do Vox Populi.

No discurso, ao pedir votos para Osmar, Lula disse que "política a gente não vota pela cara. A gente vota pelo compromisso. E esse homem [apontando para Dias] tem história". O presidente pediu aos eleitores que vistam a camisa do pedetista no trabalho, convençam vizinhos a votarem nele e exibam adesivos do candidato em seus carros.

Realizado no bairro Sítio Cercado — um dos mais populosos de Curitiba —, o comício também foi marcado por promessas de campanha da candidata à Presidência Dilma Rousseff e de Osmar Dias. Entre as principais garantias, sobressai a construção de 100 mil casas populares e ampliação da cobertura do Bolsa Família no estado das atuais 480 mil famílias para 550 mil já a partir de janeiro de 2011.

Dilma também afirmou que o desespero de seus opositores está levando-os a "levantar falsidades e mentiras. Usam, sobretudo, do desespero para criar um clima de ódio". Mas, segundo ela, o povo brasileiro não se deixará levar. "Vamos combater o ódio que tentam destilar com uma esperança no Brasil e imenso amor ao povo brasileiro", afirmou Dilma, evocando a campanha de Lula em 2002, quando o lema era "a esperança vencendo o medo".

Novamente referindo-se a Lula, Dilma disse que o Brasil derrubou um preconceito quando o elegeu presidente. "Agora vai dar a possibilidade de acabar com novamente com o preconceito, mostrando que uma mulher é capaz de se eleger presidente da República", acrescentou.

Nenhum comentário: