domingo, 26 de setembro de 2010

A imprensa poode ter candidato. Mas também, deve respeitar a vontade do povo. E o povo, quer Dilma

Em editoriais em suas edições deste domingo, os jornais Folha de S.Paulo e o Estado de S.Paulo se posicionaram a respeito da sucessão presidencial no País. A Folha e o Estadão reagiram às críticas à imprensa feitas pelo Presidente Lula

O Estadão declarou apoio ao candidato do PSDB à presidência da República, José Serra.Intitulado "O Mal a Evitar", o editorial do Estado de S. Paulo diz que "com todo o peso da responsabilidade (...), o Estado apoia a candidatura de José Serra à presidência da República".

A Folha criticou o Presidente Lula e a "candidata oficial", Dilma Rousseff, do PT, e disse procurar manter uma orientação de "independência, pluralidade e apartidarismo editoriais".

Isso é democracia de verdade.Você pode ofender o Presidente da República em locais públicos que nada lhe acontece. Você pode inventar historinha, e não vai ter que provar. Estão reclamando do quê? Tem até direito a fazer trocadilho sem graça sem que nada lhe aconteça. Dilma, Lula e muitos outros arriscaram a vida para que hoje, todos, até a impresa, pudesse exercer o direito de se manifestar, e de modo grosseiro.

Globo e Veja, não precisam publicar editorias, nós já sabemos qual é o candidatos dele

Como também, já percebemos que têm limite a estupidez, a parcialidade e o empenho de setores da chamada imprensa grande para levar ao segundo turno a disputa presidencial. A candidata Dilma Rousseff e o Presidente Lula são tidos como inimigos, não adversários. Essa mídia transforma em escândalos quaisquer denúncias oriundas de fontes. Concordo com todos que lutam pela liberdade de expressão. Contudo, não me conformo com a tendência do dos jornais de exagerar no número de páginas e no tamanho das manchetes quando o assunto são os erros dos políticos de quem, nitidamente, o jornal discorda. Ao contrário, nem noticia, ou, se o faz, é em poucas palavras e em minúsculas letras, num cantinho quase escondido, quando a notícia ruim é sobre os políticos com quem o jornal simpatiza.

A imprensa, julga e condena sem provas e sem direito de defesa as pessoas acusadas. Ainda assim, reclama da suposta falta de liberdade de expressão. Esse comportamento sim, não tem nada a ver com democracia. Tal ferocidade é resultado do arraigado preconceito contra o Presidente Lula, não obstante sua alta popularidade, jamais alcançada por qualquer outro primeiro mandatário em fim de governo. Contudo, a vontade popular, livremente manifestada nas urnas, deve ser respeitada.

Nenhum comentário: