domingo, 5 de setembro de 2010

Depois da eleição

Pouco importa se não vier a funcionar o esquema montado pela coalizão tucano-pefelê-midiática para prejudicar adversários. Mesmo que as pesquisas se confirmem nas urnas e Serra sofra uma derrota fragorosa, é preciso que essa montanha de ilegalidades gere conseqüências, de forma que, na próxima eleição, o país tenha uma campanha eleitoral mais limpa – ou menos suja.

Para tanto, este blogueiro e a Organização Não Governamental que fundou em 2007 com os leitores desta página, o Movimento dos Sem Mídia, continuarão trabalhando para conseguir que os fraudadores de pesquisas de intenção de voto e os que usaram concessões públicas de rádio e tevê para beneficiar a candidatura de José Serra paguem pelo que fizeram.

Contudo, devido ao fato de que tanto o blogueiro quanto a ONG que preside, bem como seus filiados e simpatizantes, não têm maiores recursos (financeiros ou institucionais), dispondo, apenas, de alguma capacidade de mobilização, haverá que mobilizar mais gente – muito mais – para pressionar o Judiciário, a fim de que as ilegalidades cometidas pela oposição midiática não fiquem impunes.

Mesmo assim, ainda será pouco. O ideal seria que as ações propostas pelo PT na Justiça sobretudo contra José Serra, não sejam deixadas de lado. Aliás, seria importante que também os jornais, revistas e televisões que estão fazendo o jogo dele sejam amplamente processados, para que, futuramente, pese no bolso – e na imagem pública – dessa gente os desatinos que cometeram.

Nesse ponto, não tenho muita esperança de ver resultados. Conversava por telefone com um jornalista e blogueiro de renome – que não digo quem é por não lhe ter autorização para tanto – durante a semana que finda e ele fez uma brincadeira divertida, à primeira vista, mas que, no fundo, não teve a menor graça, por mais que encerre boa dose de verdade.

O meu divertido e irreverente amigo dizia que, ao fim da eleição, assim que a apuração das urnas se tornar irreversível, quando o perdedor der aquele telefonema protocolar ao vencedor, um se desmanchará em elogios ao outro. Naquele momento hipotético, Dilma, por exemplo, diria a Serra, sobre um Eduardo Guimarães da vida, que não lhe dê bola, que é apenas um fanático e que ela nada tem que ver com ele…

Macaco velho no trato com políticos, meu amigo jornalista, como outros experientes no trato com essa classe, revela que essa desinteligência entre eles é pública, apenas. Aliás, em dezembro último, durante a Conferência Nacional de Comunicação, em Brasília, fui tomar uns drinques, depois dos trabalhos, com um político do PT e outro do DEM, a convite deles, e pude constatar que essa briga entre políticos é para inglês ver, de fato.

Espero que meu amigo jornalista esteja enganado. E que a intuição que tenho de que ele está certo não passe de intuição. Se o fim da campanha eleitoral enterrar processos que estão sendo movidos na Justiça contra Serra e sua mídia, jamais teremos uma campanha eleitoral limpa no Brasil.

No que depender deste blogueiro e ativista político, portanto, esses abusos da mídia tucana e do candidato do PSDB à Presidência não ficarão por isso mesmo, vença quem vencer. O país está perdendo muito com uma campanha eleitoral como a que estamos vendo. Em vez de os adversários discutirem como melhor aproveitar o momento mágico por que passa o Brasil, ficam nesse debate nojento sobre nada.

Está certo que a culpa é de Serra, do PSDB, do PFL e da mídia. Desta maneira, ainda não posso cobrar nada de Dilma, de Lula e do PT. Contudo, quero deixar bem claro que, de minha parte, cobrarei dos agredidos que não enterrem as agressões vis que sofreram, porque não são agressões só a eles, mas a todos nós que nos esfalfamos para lutar contra essas indignidades.

Estou trabalhando durante o feriado na nova representação do MSM e para compilar as milhares de manifestações de apoio dos leitores. Faço isso enquanto a minha filha Victoria está internada no hospital. Estou cansado, puto da vida, mas faço isso porque almejo que, um dia, este país tenha uma política menos indecente. Faço isso sem esperar absolutamente nada em troca.

Não aceitarei, portanto, que esses meliantes do PSDB, do PFL e da mídia deixem de responder pelo que estão fazendo. Cobrarei dos petistas e da Justiça a punição exemplar desses criminosos. Irei até as últimas conseqüências. E todos sabem que cumpro o que prometo.

Tagged as: , , , , ,

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: