quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Datafolha faz força, mas cenário não muda

O Datafolha bem que se esforçou, incluindo perguntas sobre a saída de Erenice Guerra da Casa Civil, e a Folha de S.Paulo fez malabarismos no título da matéria online, mas a nova pesquisa do instituto só mostrou variações dentro da margem de erro. Dilma continua vencendo a eleição no primeiro turno, com 54% dos votos válidos, contra 31% de Serra e 14% de Marina. Brancos e nulos somam 3% e os indecisos são 5%.

Como foi a primeira pesquisa do Datafolha após as denúncias que levaram a ministra da Casa Civil a deixar o cargo, e 52% dos entrevistados disseram ter tomado conhecimento do caso, havia a expectativa por parte do instituto e do jornal de uma mudança de cenário.

Mas Dilma aparece com 49% das intenções de voto, dois pontos a amenos do que na semana passada, contra 28% de Serra, um a mais que na pesquisa anterior, e 14% de Marina, que também oscilou um ponto para cima.

Todas as movimentações estão dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, o que mantém o quadro inalterado.

Segundo o Datafolha, Dilma teria caído 10 pontos no segmentos com renda familiar mensal entre 5 e 10 salários mínimos; mas esta queda não se reproduz – é só de 3 pontos - entre os que têm nível superior de escolaridade. Difícil, portanto, atribuir à influência da mídia esta mudança. É bom esperarmos o detalhamento da pesquisa para analisarmos a situação. A variação no segmento de 5 a 10 mínimos parece exagerada, considerando que entre as duas últimas pesquisas Dilma tinha crescido 3 pontos nesse grupo.

Aliás, todas as mudanças nesse segmento apontadas pelo Datafolha são muito grandes. Dilma perdeu 10 pontos, Marina ganhou 8 pontos e Serra subiu 6 pontos.

O Datafolha perguntou sobre um eventual segundo turno, a Dilma vence, com 55% contra 38% de Serra, quando há uma semana era de 57%, contra 35% .

Vocês já sabem que o Datafolha já fez “diabruras” para manter Serra na frente, quando os outros institutos já registravam outro quadro. Não há, em nenhuma outra pesquisa, sinais de alterações no quadro. Deste santo do Datafolha a gente sabe que tipo de milagre vem.

Também do Blog TIJOLAÇO.COM

Nenhum comentário: