terça-feira, 28 de setembro de 2010

Datafolha: diminui a distancia entre Dilma e a soma dos demais candidatos. Se a eleição fosse hoje Dilma seria eleita no primeiro turno com 51% dos vo

NOTA DO BLOG DO SARAIVA:

Mesmo no Dataserra Dilma está 4 ponto na frente de Serra e Marina.
Ontem no Vox Populi/Band/IG a vantagem de DILMA foi de 12 ponto, ou seja, 3 vezes mais do que diz o Datafolha.
Abraços a todos,
Saraiva

Se a eleição fosse hoje Dilma seria eleita no primeiro turno com 51% dos votos válidos.

Datafolha, campo 27 de setembro 2010

Datafolha_28set10

Datafolha, campo 21 e 22 de setembro 2010

Data_setembro_fim

Dilma tem oscilado negativamente e Marina mostra um pequeno crescimento, enquanto Serra fica estacionado no mesmo patamar. Os analistas destacam que ficou mais estreita a margem que separa a primeira colocada nas pesquisas, com a soma dos seus rivais. Faltando vários dias,várias pequisas e um debate para o primeiro turno, a situação ainda pode apresentar mudanças.

Marina é encorajada não porque tenha se transformado em candidata com potencial de vencer a eleição ou de ir para o segundo turno, mas porque é a que pode tirar votos de Dilma que permitam a Serra ir para o segundo turno da disputa.

É o que as pesquisas mostraram, o que bastou para que ela fosse içada a categoria de candidata com destaque. A postura mais retraída dada a Serra na mídia, reforçada pela própria atitude do candidato, tenta reforçar esse protagonismo de Marina.

A questão do 2º turno virou um objetivo político não só para os candidatos oposicionistas, mas para um setor da mídia que procura mostrar sua posição de força no pleito. Ela tem se substituído, com força udenista redobrada, às fraquezas mostradas pelo candidato tucano para manter sua situação de candidato competitivo na disputa.

Mesmo assim, a situação hoje se apresenta com algumas importante diferencias em relação ao pleito de 2006. Como constata hoje Raymundo Costa na sua coluna do jornal Valor, “o mapa político que começa a ser desenhado é o de um Brasil mais multifacetado, diferente da divisão bicolor de 2006, quando o Sul e o Sudeste, na eleição presidencial, foram coloridos de azul e a outra banda do pais, de vermelho”.

Assim, no Sudeste Dilma está com 41% e Serra 31%. A região, que inclui o Estado de São Paulo, é onde Serra devia supostamente abrir uma vantagem de 6 milhões de votos que compensariam sua situação desfavorável no Nordeste. No Sul, Dilma lidera com 39% e Serra está com 35%. Até duas semanas atrás era a única região onde Serra ainda liderava a disputa. No Norte/Centro Oeste, Dilma lidera com 44% e Serra está com 30% e no Nordeste Dilma tem 59% e Serra 19%. Esses são so resultados publicados na Folha de hoje, baseados na pesquisa Datafolha que foi a campo ontem.

Da mesma maneira, Dilma obtêm 51% das intenções de voto dos homens e Serra 27%. Dilma lidera no voto feminino com 42% e Serra obtêm 30%. Nos eleitores com ensino fundamental, Dilma tem 52% e Serra 27%. Entre os de ensino médio, Dilma tem 45% e Serra 29%. É só entre os eleitores com ensino superior que Serra consegue 34% contra 28% de Dilma, sendo que neste segmento numericamente pouco significativo, a margem de erro da pesquisa é bem maior que 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Igualmente é só nos que ganham acima de 10 salários, que Serra lidera com 41%, enquanto Dilma esta com 30%.

No eleitorado majoritário numericamente, Dilma tem 52% entre os que ganham até 2 salários mínimos e 42% entre os que ganham de 2 a 5 salários. Serra tem 25% no primeiro segmento e 32% no segundo.

No eleitorado de renda de 5 a 10 salários Dilma pontua com 36% e Serra com 30%.

Por último, a espontânea, a que registra o voto mais consolidado, segundo o Datafolha, Dilma 37%; Serra 21% e Marina 11%.

Amanha teremos outras pesquisas com resultados semelhantes e diferentes. Assim até o domingo inclusive. Ainda teremos um debate e a pesquisa do debate. Teremos denuncias e denuncismos, rumores e boatos, guerra suja e factoides. Nada de isso alterará substancialmente a determinação do eleitorado que já esta com o voto bastante consolidado.

A eventualidade de um segundo turno estará atrelada ao voto e oscilações dos indecisos. São eles que serão visados por todas as campanhas, incluso a dos candidatos.

Luis Favre

Postado por Luis Favre
Comentários
Tags: , , , ,

Do Blog do Favre.

Nenhum comentário: