quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Datafolha descobre onde Serra ganha: na Folha

O Datafolha descobriu o único lugar do Brasil em que Serra vence as eleições: entre os leitores da Folha de S.Paulo. Ao contrário do país, os leitores do jornal da Barão de Limeira preferem Serra, com 50% das intenções voto, depois Marina, com 21%, e por último Dilma, a preferida do povo brasileiro, com 15%.

Pela última pesquisa nacional do Datafolha, feita entre os dias 13 e 14 de setembro, Dilma tem 51% das intenções de voto, Serra tem 27% e Marina 11%. Resultado diametralmente oposto ao dos leitores da Folha.

Como naquela pergunta do biscoito, não dá para saber se a Folha é ruim porque seus leitores pensam assim, ou se os seus leitores pensam assim porque a Folha é ruim.

Quando a atual ombudsman do jornal assumiu o cargo, em abril, disse que iria ignorar a blogosfera, que “interessa a poucos”, e se concentrar nos leitores dos 290 mil exemplares do jornal. Com essa pesquisa se percebe que tipo de público a Folha procura atender com seu jornalismo.

Aliás, se considerarmos que 50% dos leitores da Folha preferem Serra, a outra metade não o prefere. Assim, a Folha estaria escrevendo mesmo para umas 145 mil pessoas do setor mais conservador da sociedade. É a Casa Grande, muito bem descrita por Lula no discurso de ontem à noite em Curitiba.

O reacionarismo dos leitores da Folha não tem idade. De acordo com a pesquisa, entre os leitores de 16 a 29 anos, 36% afirmam votar em José Serra, 28% em Marina Silva e 23% em Dilma Rousseff. Entre aqueles com 70 anos ou mais, 66% votam em Serra e 5% em Dilma. Entre os que têm salário familiar médio de até dez salários mínimos, 42% votam no tucano, 24% em Marina e 24% em Dilma.

Os leitores da Folha também estão muito satisfeitos com o que o jornal publica. A cobertura das eleições é aprovada por 86% e 55% não vê pontos negativos nas reportagens e artigos, praticamente a mesma proporção que confere o voto a Serra.

Mas 24% dos leitores vêem favorecimento da Folha a algum candidato, e, destes, 15% acham que o beneficiário é Serra. (Será????). O pior são outros 6% que acham que Dilma é beneficiada pelo jornal. Só se for pela qualidade da cobertura que é tão ruim, que leva alguns dos leitores a optar por Dilma só de raiva.











Postado por Brizola Neto

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Um comentário:

Anônimo disse...

O historico de lutas da Folha a coloca num patamar de descrédito em face ao que produziu naquele periodo de truculência que foi a ditadura militar.Não é de admirar que esteja fazendo propaganda pró-zépedágio depois que foi presenteada por contrato do governo demotucano.Quase que diaraimente vou à banca de revista para analisar o que foi posto em manchete e o que vejo são ataques comunmente feitos por esse veículo de comunicação depondo contra LULA e DILMA.FORA FOLIA DO PIG!!!